Juraci Reis
Conheço alguns jogos interessantes encontrados no mercado e outros criados por profissionais da área que os confecciona por encomenda. No entanto deixo aqui o relato de um jogo tão conhecido nosso, mas tão pouco pensado para se trabalhar matemática. Contudo, sempre tem quem foge a regra e foi assim que um fabuloso educador chamado Tião Rocha busca alternativas para trabalhar com crianças marginalizadas pela condição social, e com dificuldades de assimilar conteúdo matemático da forma convencional. Na cidade de Araçuaí, no centro do Vale do Jequitinhonha, também chamado Vale dos Miseráveis, é que Tião, dentre muitas oportunidades para que crianças carentes aprendam, resolve utilizar o jogo de damas para ensinar cálculos.
Conheço alguns jogos interessantes encontrados no mercado e outros criados por profissionais da área que os confecciona por encomenda. No entanto deixo aqui o relato de um jogo tão conhecido nosso, mas tão pouco pensado para se trabalhar matemática. Contudo, sempre tem quem foge a regra e foi assim que um fabuloso educador chamado Tião Rocha busca alternativas para trabalhar com crianças marginalizadas pela condição social, e com dificuldades de assimilar conteúdo matemático da forma convencional. Na cidade de Araçuaí, no centro do Vale do Jequitinhonha, também chamado Vale dos Miseráveis, é que Tião, dentre muitas oportunidades para que crianças carentes aprendam, resolve utilizar o jogo de damas para ensinar cálculos.
Dessa forma, vendo que um dos meninos atendido não
conseguia aprender matemática, mas sabia jogar dama como ninguém, cria pra ele
a “Damática”. Funciona da seguinte maneira: o jogo é misturado com a
matemática, assim, Tião pegou um tabuleiro, distribuiu números, aleatoriamente,
colocou sinais de adição e de subtração; colocaram uma regra de só jogar e
fazer dama quem fizesse uma conta. Rapidinho o menino aprendeu a fazer as
contas e continuou jogando damas, e aprendendo matemática. À medida que o aluno
ia aprendendo, os sinais também se modificavam dando lugar àqueles ainda não
trabalhados e os números iam sendo substituídos. Os sinais são colocados encima
das pedras e os números presos ao tabuleiro nas casas onde as pedras tem que
percorrer. Com isso então se aprende as quatro operações, além de adquirir um rápido raciocínio lógico e estratégico. O jogo “Damática” auxilia na fixação dos
conteúdos e especialmente no desenvolvimento do raciocínio.
Segundo a educadora do Projeto Crescer Gilmara Gomes “o mais interessante desse joguinho, indicado para crianças a partir dos 9 anos, é que ele mistura estratégias com cálculos matemáticos, e o resultado é um aprendizado mais agradável”.
Gomes ressalta que as regras são iguais às do jogo
de dama, menos quando o jogador come a pedra do adversário, porque precisará
resolver a operação utilizando: o número da casa atual, o
sinal da pedra a ser comida, e o número
da casa onde a pedra irá ficar.
Podemos explicar da seguinte maneira: suponhamos que a casa atual é de número 7, o
sinal da pedra é o de multiplicação, a casa de destino é 8, o resultado é 56, mas se o
jogador errar o resultado, não poderá seguir, nem mexer com outra pedra. O
outro jogador toma a vez. Quando a pessoa
fizer dama, poderá andar para frente, para trás, para os lados, mas só na diagonal.
A dama poderá comer mais de uma peça desde
que o jogador resolva a operação indicada por todas as peças comidas.
http://pt.scribd.com/doc/44722912/damatica-regra
http://www.cpcd.org.br/
http://pt.scribd.com/doc/44722912/damatica-regra
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