quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Informática com a iniciativa de pais




GRUPOS QUE LUTAM PELA MELHORIA DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

 

Entrevista

por Juraci Reis – graduanda em Pedagogia pela UNIRIO    


José Reis fala sobre a participação dos pais no contexto escolar ao implementarem oficinas de informática nas escolas
J

osé Francisco dos Reis Neto é Analista Contábil, aposentado, pai comprometido com a educação. Em 1996 José Reis junto com um grupo de pessoas implantou oficinas de informática em várias escolas da cidade de Mendes. Os laboratórios aconteceram dentro do Projeto Oficina de Informática na Escola (Projeto OIE) da Associação de Pais e Amigos das Escolas Públicas de Mendes (APAAEP-Mendes), com a participação, principalmente de pais e colaboração de alguns diretores e professores.

 
José Reis já proferiu várias palestras e respondeu a muitas perguntas sobre o relacionamento entre pais e escola, o papel dos professores e o das escolas nessa relação.

Em entrevista exclusiva para a disciplina informática na educação, 3º período de Pedagogia da UNIRIO, Reis então, fala sobre a trajetória pioneira no Estado Rio de Janeiro, desse grupo independente e organizado, de pais de alunos das escolas públicas.

A caminhada impetrada pela APAAEP em um projeto inovador traz esperanças a quem deseja ver a tecnologia a favor da educação com a participação comunitária. Maiores informações, leia a entrevista completa.



http://www.oocities.org/br/apaaep/
Juraci -. O Sr. acha que os pais tem autonomia para formular conceitos e ideias que proporcione melhoria da educação?

JR Não só melhoria de qualidade no ambiente escolar, mas também o exercício efetivo do pensamento democrático participativo, possibilitando uma Educação promotora de mudanças na vida comunitária, com aperfeiçoamento das relações humanas, proporcionando o bem estar social e a redução da desigualdade na medida em que se consolida a prática da justiça social.


 
Juraci - Como pai de aluno, com certeza o Sr. viu inúmeras situações que o inclinou a reunir um grupo que lutasse pela melhoria da escola pública. O que na verdade o inspirou a criação da Associação?
http://www.oocities.org/br/apaaep/



JR No ano de 1995, a Coordenadoria Regional de Ensino Centro-Sul,do Estado do Rio de Janeiro, apresentou uma proposta para utilização das instalações físicas do Centro Integrado de Ensino Público nº 288 (CIEP) para o ensino médio, acabando com o atendimento ao Ensino Fundamental(1ª a 4ª série) em tempo integral. Mediante o fato, que traria prejuízos para as famílias beneficiadas com o horário integral, um grupo de pais e alguns professores da rede Estadual de ensino em Mendes, elaboraram um manifesto intitulado "UMA PROPOSTA DE QUALIDADE PARA O CIEP 288", com proposta alternativa para atendimento ao Curso de Formação de Magistério e continuidade do atendimento às crianças.  Nesta oportunidade percebemos a necessidade da organização para  que, de forma coletiva, pudéssemos ter vez e voz para compartilhar nossos ideais e materializar os sonhos de uma Educação Pública de alta qualidade com a participação dos variados segmentos da sociedade. Encontramos muitas dificuldades.

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 Juraci - Por que os pais tiveram tanta dificuldade de participação?

 
JR - Tradicionalmente, as Unidades Escolares sempre tiveram uma atitude segregadora em relação à presença da comunidade no ambiente escolar. A relação com a Família sempre obedeceu a regras determinadas pela Escola, que condiciona  participação dos pais e ou responsáveis ao calendário elaborado de reuniões ordinárias periódicas (informações sobre notas e comportamento de alunos) e festas comemorativas,  ou necessidade de reparos em móveis, utensílios ou equipamentos(mão de obra gratuita).  Desta forma, criou-se um costume vicioso de manter-se distante do ambiente escolar os familiares dos alunos, no preconceito de que a presença dos mesmos atrapalharia a funcionalidade do sistema. Como consequência, os pais, em sua grande maioria, incorporaram essa ideia separatista e acomodaram-se em suas posições de não participantes da vida e dos destinos da Escola.


Juraci – O que despertou na APAAEP o interesse em instituir as oficinas de informática nas escolas em um tempo em que nenhuma escola possuía?

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JR- O encanto pelas propostas de educadores brilhantes como Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, bem como a dinâmica de Gestores e professores que  ousavam quebrar o paradigma da não participação comunitária, promovendo ações integradoras de sucesso nos ambientes escolares. Este incentivo, aliado a necessidade de se criar estímulos para  uma aprendizagem mais interativa, alcançando os objetivos propostos de educar a todos e também demonstrar que nós, pais, somos capazes de criar e administrar condições positivas a um ensino de qualidade, que transforme para melhor a vida em sociedade.



JuraciE então encontraram dificuldades nessa tarefa?

JR - Algumas dificuldades, principalmente pelo pensamento reacionário de professores e dirigentes, contrários a nossa presença na Escola e de administradores políticos que visualizavam nossa participação como subversão a ordem constituída, colocando em risco seus projetos pessoais.

Juraci - Como foi planejado o projeto?

JR - A essência do projeto foi de conquistar a confiança de empresários e possíveis doadores como pessoa física, para perceberem a capacidade empreendedora do grupo, com a certeza de  que não haveria influência político-partidária e a transparência das ações, possibilitando visualizar os resultados obtidos.


Juraci - Com que objetivo?
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JR- Com o ideal de utilizar a tecnologia como apoio no processo ensino-aprendizagem, no Ensino de Pré-Escolar e Ensino Fundamental, com equipamentos e programas educativos, objetivando redimensionar os valores humanos, incentivando as habilidades do pensamento e tornando a relação entre professor(a) e alunos mais participativa e motivadora.


Juraci - Qual o público alvo do projeto?

JR - O projeto "OIE" pretendeu alcançar clientela em três segmentos:
1º. Atuar com crianças, motivando-as a permanecerem no ambiente escolar, com métodos que busquem resgatar o sentimento de autoestima, que em muitos casos encontram-se em declínio. Proporcionar também aos alunos dos Núcleos de Educação Especial, ou em processo de Inclusão, condições tecnológicas no ensino, que possam reduzir ou eliminar as dificuldades de acesso ao aprendizado.

2º. Atender também aos alunos no ensino de Jovens e Adultos, no horário noturno, é um dos pontos planejados como apoio ao aprendizado dos que se enquadram no perfil de defasagem idade/série.

3º. A participação de segmentos da Comunidade, em cursos básicos, também está previsto.

Juraci - Houve insucesso nesta caminhada?