segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Plano de Aula Interdisciplinar

Matemática, Letramento, Artes, Ciências, Temas Transversais


Tema: Emoção e Razão no Uso da Cor

Ano 
1º ano do Ensino Fundamental

Tempo necessário 
4 aulas

Introdução
Vamos nessa atividade debater, explorar , descobrir e em seguida, os alunos desenharão, pintarão e contarão toda experiência em seus registros .

Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento dos alunos no conhecimento das cores secundárias a e terciárias partir de experimentos e atividades lúdicas.

Objetivos Específicos
  • Observar as cores no cotidiano. 
  • Conhecer e identificar as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir da manipulação dos materiais concretos;
  • Participar de uma brincadeira com formas recortadas em papel de cores diversas.
  • Fazer uma atividade de pintura com lápis de cor, giz de cera ou guache, com as cores primárias.
  • Experimentar as possibilidades das cores; 
  • Propiciar interações significativas entre os alunos durante a formação das cores.
  • Observar e perceber as cores surgidas na sobreposição das primárias. 
  • Agrupar objetos pela cor denominando-a;

Conteúdo
A mistura das cores – descobrindo as cores secundárias e terciárias

Material necessário
- Cartolina cortada ao meio; 
- Tinta para pintura a dedo;
- papel quarenta quilo;
- Uma caixa com diferentes objetos coloridos e cinco caixas coloridas
- pincéis;
- livro de história;
- imagens de revistas e jornais ;
- vídeos ;
- Internet;
- computador;
- CD

Organização da sala 
Alunos em roda e também em pequenos grupos.

Desenvolvimento da atividade/ procedimentos 

1. Levantamento de conhecimento prévio
No primeiro momento, proporei a enquete: qual a cor preferida de cada um? Faremos a tabulação dos dados, tabela e gráfico.
Apresentarei as cores primárias como cores sem mistura.
Debateremos sobre a presença e a importância da cor em nossa vida. Mostrarei exemplos com figuras de revistas, roupas deles mesmo, alimentos, material escolar, natureza, jornais, pinturas, rótulos do que levam de merenda e etc. 
  • Brincaremos de encontrar as cores, montando conjuntos:
O professor prepara caixas com cores diferentes e distribui pelo chão objetos de várias cores em formatos diversos: bichinhos, florezinhas, material escolar etc.
Solicitar aos alunos que peguem os objetos, identifique a cor, nomeie e coloque na caixa correspondente a cor do objeto.
A brincadeira termina quando terminar o interesse.
  • Contar os objetos de cada caixa, fazendo a tabulação.

2. Problematização das questões e levantamento de hipóteses

No segundo momento, pesquisar com os alunos pinturas cujos artistas retrataram seus sentimentos de tristeza, alegria, amor, medo violência, paixão , amizade, raiva, dor e saudade, através das cores, deixando que eles próprios descrevam o que sentem ao observar a pintura e permitindo que falem suas opiniões a respeito do sentimento do pintor.
Fazer uso do computador e da Internet nessa pesquisa.

Pedir aos alunos que façam uma pintura no Paint para expressar um sentimento usando a cor para representar o que sentem.

No terceiro momento, usarei recursos diversos como o livro  “Bom dia todas as cores!” de Ruth Rocha, músicas e vídeos das cores, inclusive na Língua em Libras, oferecendo diferentes formas de exposição dos nomes das cores.
Após contar a história e assistir aos vídeos, proporei que os alunos pintem o retrato do colega com expressões diferentes ao som da música Arco – íris, da Xuxa. Perguntar como se consegue as cores diferentes para uma pintura mais próxima do real. 

Registrar hipóteses

3. Sistematização do conhecimento

No quarto momento, os alunos construirão coletivamente através de atividade exploratória. Com as tintas preparadas para pintura a dedo nas cores primárias, leva-los a misturar cores de uma forma divertida e prazerosa.
Registrar por meio de relatórios, esquemas e fichas as descobertas. Voltar sempre ao registro inicial para comparar as hipóteses levantadas.

Avaliação
Verificar se o aluno utilizará valores pessoais, conferindo os diferentes pontos de vista, se respeita regras de bem conviver, aceitando a opinião do outro.

Conferir se o aluno estabelece relação entre a cor e o nome dela, reconhecendo-a e utilizando no cotidiano.

Fonte:

http://www.youtube.com/watch?v=hDogE5THWvA&feature=related – Cores primárias – música infantil
http://www.youtube.com/watch?v=-XxCA9jMhls – Aula – Cores em Libras – Profa. Juliana
MEC - Diretrizes Curriculares – Ensino Fundamental -1º Segmento

ROCHA, Ruth – Bom dia toadas as cores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário