Tema:
Emoção e Razão no Uso da Cor
Ano
1º ano do Ensino Fundamental
Tempo necessário
4 aulas
Introdução
Vamos nessa atividade debater, explorar , descobrir e em seguida, os alunos desenharão, pintarão e contarão toda experiência em seus registros .
1º ano do Ensino Fundamental
Tempo necessário
4 aulas
Introdução
Vamos nessa atividade debater, explorar , descobrir e em seguida, os alunos desenharão, pintarão e contarão toda experiência em seus registros .
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento dos alunos no conhecimento das cores
secundárias a e terciárias partir de experimentos e atividades lúdicas.
Objetivos Específicos
- Observar as cores no cotidiano.
- Conhecer e identificar as cores primárias e
suas variações de tonalidade a partir da manipulação dos materiais
concretos;
- Participar
de uma brincadeira com formas recortadas em papel de cores diversas.
- Fazer
uma atividade de pintura com lápis de cor, giz de cera ou guache, com as
cores primárias.
- Experimentar
as possibilidades das cores;
- Propiciar
interações significativas entre os alunos durante a formação das cores.
- Observar
e perceber as cores surgidas na sobreposição das primárias.
- Agrupar
objetos pela cor denominando-a;
Conteúdo
A mistura das cores – descobrindo as cores secundárias e
terciárias
Material necessário
- Cartolina cortada ao meio;
- Tinta para pintura a dedo;
- papel quarenta quilo;
- Uma caixa com diferentes objetos coloridos e cinco caixas coloridas
- pincéis;
- livro de história;
- imagens de revistas e jornais ;
- vídeos ;
- Internet;
- computador;
- CD
Material necessário
- Cartolina cortada ao meio;
- Tinta para pintura a dedo;
- papel quarenta quilo;
- Uma caixa com diferentes objetos coloridos e cinco caixas coloridas
- pincéis;
- livro de história;
- imagens de revistas e jornais ;
- vídeos ;
- Internet;
- computador;
- CD
Organização da sala
Alunos em roda e também em pequenos grupos.
Desenvolvimento da atividade/ procedimentos
1. Levantamento de conhecimento prévio
No primeiro momento, proporei a enquete: qual a cor preferida de cada um? Faremos a
tabulação dos dados, tabela e gráfico.
Apresentarei as cores primárias como cores sem mistura.
Apresentarei as cores primárias como cores sem mistura.
Debateremos sobre
a presença e a importância da cor em nossa vida. Mostrarei exemplos com figuras
de revistas, roupas deles mesmo, alimentos, material escolar, natureza, jornais,
pinturas, rótulos do que levam de merenda e etc.
- Brincaremos
de encontrar as cores, montando conjuntos:
O professor
prepara caixas com cores diferentes e distribui pelo chão objetos de várias
cores em formatos diversos: bichinhos, florezinhas, material escolar etc.
Solicitar aos
alunos que peguem os objetos, identifique a cor, nomeie e coloque na caixa
correspondente a cor do objeto.
A brincadeira
termina quando terminar o interesse.
- Contar
os objetos de cada caixa, fazendo a tabulação.
2.
Problematização das questões e levantamento de hipóteses
No segundo momento, pesquisar com
os alunos pinturas cujos artistas retrataram seus sentimentos de tristeza,
alegria, amor, medo violência, paixão , amizade, raiva, dor e saudade, através
das cores, deixando que eles próprios descrevam o que sentem ao observar a
pintura e permitindo que falem suas opiniões a respeito do sentimento do
pintor.
Fazer uso do computador e da Internet nessa pesquisa.
Pedir aos alunos que façam uma pintura no Paint para expressar um sentimento usando a cor para representar o que sentem.
Pedir aos alunos que façam uma pintura no Paint para expressar um sentimento usando a cor para representar o que sentem.
No
terceiro momento, usarei recursos diversos como o livro “Bom
dia todas as cores!” de Ruth Rocha, músicas e vídeos
das cores, inclusive na Língua em Libras, oferecendo diferentes formas de
exposição dos nomes das cores.
Após contar a história e assistir aos vídeos, proporei que os
alunos pintem o retrato do colega com expressões diferentes ao som da música
Arco – íris, da Xuxa. Perguntar como se consegue as cores diferentes para uma
pintura mais próxima do real.
Registrar hipóteses
3. Sistematização
do conhecimento
No quarto momento,
os
alunos construirão coletivamente através de atividade exploratória. Com as
tintas preparadas para pintura a dedo nas cores primárias, leva-los a misturar
cores de uma forma divertida e prazerosa.
Registrar por meio de relatórios, esquemas e fichas as
descobertas. Voltar sempre ao registro inicial para comparar as hipóteses
levantadas.
Avaliação
Verificar se o aluno utilizará valores pessoais, conferindo os diferentes pontos de vista, se respeita regras de bem conviver, aceitando a opinião do outro.
Conferir se o aluno estabelece relação entre a cor e o nome dela, reconhecendo-a e utilizando no cotidiano.
Avaliação
Verificar se o aluno utilizará valores pessoais, conferindo os diferentes pontos de vista, se respeita regras de bem conviver, aceitando a opinião do outro.
Conferir se o aluno estabelece relação entre a cor e o nome dela, reconhecendo-a e utilizando no cotidiano.
Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=hDogE5THWvA&feature=related
– Cores primárias – música infantil
http://www.youtube.com/watch?v=-XxCA9jMhls – Aula
– Cores em Libras – Profa. Juliana
MEC - Diretrizes Curriculares – Ensino
Fundamental -1º Segmento
ROCHA,
Ruth – Bom dia toadas as cores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário