Tema central:
Objetivos:
Conteúdo:
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Procedimentos de ensino
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Recursos
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Procedimentos de avaliação
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Modelo de Nelson Piletti
Escola:
Disciplina: Data:
Série:
Professor:
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Unidade didática:
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Objetivos Específicos
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Conteúdos
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Nº aulas
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Desenvolvimento Metodológico
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Preparação:
Introdução do assunto:
Desenvolvimento e estudo ativo do assunto:
Sistematização e aplicação:
Tarefas para casa:
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Avaliação:
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Referencial teórico:
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Modelo de José Carlos Libâneo
3 - Modelo de Imídeo Nérice
(tecnicista):
1 Cabeçalho
2 Objetivos
3 Motivação
4 Desenvolvimento da aula
- Revisão da aula anterior e articulação com a
experiência passada do aluno.
- Assunto novo.
- Síntese ou resumo
5 Procedimentos didáticos:
- Técnicas de ensino a empregar
- Material didático a ser usado
- Atividades previstas para os alunos
- Fixação, integração e avaliação
- Tarefas
6 Notas complementares:
- Enriquecimento do vocabulário
- Questão proposta para reflexão
- Assunto provável da próxima aula
- Bibliografia
7 Crítica da aula
- O que não foi realizado?
- Por quê?
- Que deve passar para a aula seguinte e o que deve ser
reelaborado?
- Como melhorar a aula?
- Observações e ocorrência durante a aula.
4- Modelo simplificado:
Identificação:
Local: Disciplina:
Tema: Série: Turma:
Data: Duração:
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Objetivos:
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Esquema do conteúdo:
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Descrição do desenvolvimento metodológico
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Introdução
ao assunto:
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Desenvolvimento
do conteúdo:
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Síntese
Integradora:
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Recursos Humanos, Pedagógicos e Físicos:
Avaliação da aprendizagem:
Referencial Teórico:
5- Plano de aula de Celso Vasconcelos:
- Assunto: indicação temática a ser trabalhada.
- Necessidade: explicitação das necessidades percebidas no grupo e
que justificam a proposta de ensino.
- Objetivo
- Conteúdo
- Metodologia: explicitação dos procedimentos de ensino, técnicas,
estratégias, a serem utilizadas no desenvolvimento do assunto.
- Tempo
- Recursos
- Avaliação
- Tarefa: suas funções básicas são o aprofundamento e síntese
do que está sendo visto em classe, assim como, ajudar o aluno a ter
representações mentais prévias disponíveis correlatas ao assunto a ser
tratado nas aulas seguintes.
- Observações: suas anotações, reflexões e avaliação sobre a
caminhada, tornando a aula um instrumento de pesquisa sobre a prática. É
preciso resgatar o hábito de escrever sobre a prática (Diário de bordo),
tendo em vista a possibilidade de uma reflexão mais sistemática.
6- Plano de aula para Juan Díaz
Bordenava e Adair Martins Pereira:
- Preparação da classe: o professor inicia o relacionamento com seus alunos,
se faz conhecer se é novo, conhece os alunos e, em geral, define seu papel
de orientador democrático.
- Apresentação de uma
situação-problema: o
professor coloca um desafio frente aos alunos, para excitar sua
curiosidade, incita-lhes a pensar, a procurar a solução. O problema pode ser
apresentado como uma pergunta, como uma afirmação a ser constatada, como
um caso de estudo, como um
paradoxo, etc.
- Pesquisa conjunta da solução: os alunos, desafiados pelo problema, procuram a
solução. Para isso, o professor lhes orienta no uso de técnicas variáveis
de pesquisa (biblioteca, entrevista, dados estatísticos, correspondência,
laboratório, debates, discussões, etc.). O trabalho é fundamentalmente dos
alunos, preferivelmente em grupos.
- Teorização: as descobertas dos alunos necessitam ser organizadas
e explicadas. Só assim poderá haver transferência
e generalização da aprendizagem.
De fato, aprender fatos não é ainda aprender. As observações devem ser
levantadas ao nível da teoria. Esta é uma responsabilidade do professor,
no sentido de ajudar os alunos a criar modelos
ou estruturas, nas quais aparecem as principais variáveis do problema
e suas relações recíprocas.
- Aplicação: Os alunos testam, contra a realidade, a validade do
que foi aprendido. Aí reinicia-se o ciclo, passando a outra situação-problema,
que incorpore o já aprendido como um dado a mais.
REFERENCIAL TEÓRICO
1.
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair
Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 11 ed. Petrópolis: Vozes,
1989. p. 117-118.
2.
LEITE, Lígia Silva (coord) et all. Tecnologia
Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis:
Vozes, 2003
3.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática.
São Paulo: Cortez, 1991. p. 221-247
4.
MARTINS, José do Prado. Didática
geral. São Paulo: Atlas, 1988. p. 183-194.
5.
NÉRICI, Imídeo G. Introdução a Didática
Geral. Rio de Janeiro: Ed. Científica, s.d., 149-157.
6.
PILETTI, Claudino. Didática Geral.
23 ed. rev. São Paulo: Ática, 2003. p.
60-85
7.
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento:
projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 5. ed. São Paulo:
Libertad, 1999. p. 148-151.
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