Segue uma sequência lógica de ação, não como modelo para uma aula, mas como um projeto de ação pedagógica:
DESPERTANDO O INTERESSE - SENSIBILIZANDO
DESPERTANDO O INTERESSE - SENSIBILIZANDO
Procure partir do interesse imediato da criança e do jovem ou desperte esse interesse. A criança é curiosa e está aberta às novidades.
Jesus, Mestre por excelência, atendia às necessidades imediatas das pessoas que o procuravam (a cura de um mal físico ou espiritual), depois atendia às necessidades reais do espírito através das lições imorredouras do seu evangelho.
Todos os grandes educadores e pensadores como Pestalozzi, Froebel, Decroly, Freinet, Dewey, apontam o interesse como a base do processo de educação. Claparède nos demonstra que a necessidade interior é que gera o interesse. O interesse do indivíduo esta intimamente relacionada com uma necessidade interior, mesmo que seja simplesmente uma curiosidade em conhecer.
Piaget demonstra que quando o indivíduo experimenta uma necessidade, e, portanto, um desequilíbrio íntimo, ele age para restabelecer o equilíbrio, ou seja, readaptar-se. A necessidade gera o interesse.
Esse interesse varia de acordo com o grupo. Procure conhecer suas crianças e jovens e trabalhe dentro da realidade que lhes é própria.
Com as crianças menores, além da necessidade natural de desenvolver as habilidades interiores, existe a curiosidade natural pelas coisas da natureza. Pode-se usar um acontecimento da semana, um fato ocorrido, um passeio planejado, uma visita, um filme, etc...
Com os maiores aproveite também a necessita interior de conhecer. O impulso para avançar, conhecer, descobrir existe em todos.
Pode-se também aproveitar notícias de jornais, assuntos polêmicos, filmes em cartaz, etc.
QUESTIONANDO E DESAFIANDO:
QUESTIONANDO E DESAFIANDO:
Ao despertar o interesse, lance questionamentos e desafios ao seu intelecto ou dilemas morais a serem resolvidos.
Pode ser perguntas sobre o assunto de forma tal que leve a criança ou o jovem a buscar a solução ao problema apresentado.
Pode ser apresentado em forma de histórias ou cenas da realidade de vida das próprias crianças ou jovens, que tenham ligação com o conteúdo em estudo e que apresente um dilema moral a ser resolvido. Estaremos colocando problemas do cotidiano, da realidade de vida, para depois demonstrar (levar a criança a concluir) que o raciocínio lógico, a leitura e escrita, têm as respostas, e faz parte de nossa vida, no dia a dia.
O DEBATE E O DIÁLOGO:
Permita as colocações das crianças e jovens, o debate e o diálogo onde todos podem expressar suas opiniões e iniciar a construção coletiva e, ao mesmo tempo, individual, não só do conhecimento em estudo, mas a construção do ser, em seu aspecto intelectual, afetivo e volitivo.
Sócrates, na Grécia antiga, utilizava o diálogo como forma de levar o interlocutor a chegar à própria conclusão. Estimulava o raciocínio, abrindo caminhos na mente do interlocutor para que ele descobrisse a resposta.
CONSTRUINDO O PRÓPRIO CONHECIMENTO:
Assim, lançado o desafio ou o problema e abrindo-se ao diálogo, levamos a criança ou o jovem a buscar a solução.
Avançar demais não adianta, assim como desafios além das possibilidades da criança tem efeito negativo - tudo deve ser gradual e progressivo.
Piaget nos demonstra que a construção do conhecimento ocorre através de um processo onde o individuo utiliza suas estruturas anteriores (conhecimentos que já possui) para assimilar os novos conhecimentos até uma acomodação ou mudança interior, para ocorrer a construção de novas estruturas.
É necessário um período de atividades de interação com o meio físico, social e ético/moral para que o indivíduo possa assimilar o novo conteúdo.
- BUSCANDO SOLUÇÕES: Inicie a construção do conhecimento com base na vivência, partindo da realidade da criança. Procure não oferecer tudo pronto, mas que esse momento seja de descoberta, onde inteligência, sentimento e vontade interagem de maneira dinâmica, para a construção do ser em seu aspecto integral.
Os monitores devem estudar o conteúdo e transformá-lo em atividades assimiláveis pelas crianças e não oferecendo o conteúdo pronto.
- VIVÊNCIAS: as atividades deverão ser vivenciadas e não apresentadas como "aulas teóricas” somente. A criança não aprende ouvindo aulas teóricas, mas vivenciando atividades dinâmicas. A construção do ser depende da vivência integral: segundo Pestalozzi, ela vivencia pelos sentidos, pelo intelecto e pelo sentimento.
- ATIVIDADES ARTÍSTICAS: As atividades artísticas estimulam o poder criador do educador e traça canais para sua expressão. Mas a arte não é apenas forma de expressão, mas atividade criadora, ampliando a capacidade vibratória do ser, sensibilizando e direcionando a vontade para os canais superiores da vida. O teatro, a música, a dança, os jogos, as artes plásticas em sua diversidade e a literatura em toda sua amplitude, propiciam atividades criadoras onde a cooperação é uma constante. A arte abre canais que o intelecto, por si só, desconhece, pois age no campo emocional e vibratório do ser. É agente de transformação e construção do ser, tanto no aspecto cognitivo, quanto no aspecto afetivo e volitivo.
O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Aqui entra em ação a integração de toda a escola, dos elementos do grupo entre si, com elementos dos demais grupos. São momentos de profunda interação entre os indivíduos de mesma idade e de idades diferentes e oportunidade de interagir com os demais membros da escola.
Aqui entra a capacidade do educador de manter o interesse e o entusiasmo do grupo aceso, durante todo o processo de assimilação.
Ninguém assimila conteúdos tão complexos em apenas uma aula teórica, nem se transforma interiormente tão rapidamente, mas num processo educativo bem elaborado e integrado com nossa vida prática.
Aqui entra também a "luz" interior do educador consciente de sua tarefa e de sua responsabilidade.
De forma gradual e progressiva a criança vai assimilar o conteúdo, construindo as estruturas mentais correspondentes dentro de sua capacidade de assimilação, tanto no aspecto intelectual, como no aspecto afetivo e volitivo.
Referência
http://evangelizacaocomjesus.blogspot.com/2011/03/metodologia.html
Sugestões de pesquisas:
Volume 2 — Língua Portuguesa
Volume 3 — Matemática
Volume 7 — Arte
Volume 10.2 — Temas Transversais — Ética
Volume 10.3 — Temas Transversais — Pluralidade Cultural
Volume 10.4 — Temas Transversais — Meio Ambiente
Volume 10.5 — Temas Transversais — Saúde
Volume 10.6 — Temas Transversais — Orientação Sexual
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