quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mama África

A África
foi tema do Projeto Pedagógico do Colégio em que trabalho na época da Copa do Mundo.
Como a maioria de nós professores ainda tem dificuldades em trabalhar pela Metodologia de Projetos, muito ficou a desejar, mas mesmo assim foi muito legal, principalmente pela dedicação do Curso Normal na realização das atividades.

"Mama África"
 
“Uma boa árvore é aquela que
se lembra da semente que a gerou”
Provérbio Africano
 
1. JUSTIFICATIVA
 
Com o objetivo de ampliar o debate e provocar reflexões sobre o tema.
Em repeito a lei nº 10.639, de 2003, que alterou a LDB e passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira. E também pelo fato de que neste ano os povos africanos estarão em grande evidência na Mídia pela competição da Copa do Mundo que acontecerá na África do Sul em junho.
Pela importância de se estudar a história de africanos e de afro-descendentes estando relacionada às profundas relações que guardamos com a África.E que no geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.
Para entendermos que história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.
Sabendo que nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.
E o que nem todos sabem é que o Brasil é o segundo maior país de população negra no mundo, perdendo apenas para a Nigéria, e superando todos os outros países africanos. Tendo isto em vista, buscar o reconhecimento dessas raízes culturais é desvendar uma identidade cultural brasileira velada, elevando a auto-estima dos negros. Assim, os professores do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré propõe um projeto abrangente que envolva a África como tema central.
 
O projeto, de certa forma, envolve e desperta o educador a fazer um resgate da contribuição africana, tão esquecida ao longo do tempo, mas que é uma herança importante na formação cultural do município e do país.
Essa cultura afro-aldeense deve estar viva na vida do aluno e de sua família contribuindo para o resgate cultural afrodescendente.

2. OBJETIVO GERAL
 
-Conhecer e valorizar a cultura africana, bem como desenvolver a criatividade artística, ampliando seu conhecimento cultural.
-Promover uma revisão multidisciplinar do ponto de vista do papel do negro na identidade brasileira.
-Promover a diversidade e o diálogo da cultura afro com as demais culturas, contemporâneas ou tradicionais.
3. OBJETIVO ESPECÍFICO
-Possibilitar aos alunos aprenderem a história do Brasil, mediante a veracidade dos fatos que envolveram os povos de origem africana e a história do negro no País.
-Proporcionar aos alunos atividades teóricas (debates e palestras) e práticas (oficinas e mostras), de maneira a envolvê-los no projeto.
-Fomentar a reflexão crítica da história, cultura e realidade social afro-brasileira, com bases na Lei nº10. 639.
4. CONTEÚDOS
Nesse projeto abordaremos os seguintes temas:
 
História e cultura da África;
Geografia do continente africano;
As artes e as diversidades étnicocultural;
A influência africana na Língua Portuguesa;
Racismo: preconceito e discriminação;
Gênero e sexualidade;
A luta dos africanos e afrodescendentes no Brasil;
História dos quilombos;

A influência do esporte como meio de levar a paz aos povos;
 
5. ABRANGÊNCIA MULTIDISCIPLINAR

I- Língua Portuguesa
 
Pesquisar as palavras de origem africana que fazem parte do nosso vocabulário, para atividade de leitura e escrita;
Trabalhar com lendas e histórias africanas que tratem de diversidade como: Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, O Pássaro-da-Chuva, de Kersti Chaplet, o gibi Zumbi dos Palmares (produzido em 2001 pela Editora Lake , é distribuído gratuitamente.), Gosto de África de Joel Rufino dos Santos , Lendas Africanas de Júlio Emílio Braz , além de familiares dos alunos afrodescendentes que podem ser convidados para contar histórias de sua vida, de modo que estas informações poderão ser transformadas em texto.
- Nas atividades do Projeto História da África e Cultura Afro-Brasileira, trabalhar em sala, o livros que compõem o kit de Literatura Afro-brasileira da escola, quando os alunos lêem, discutem os temas das histórias, ilustram e montam painéis com os personagens.

-Palavras de origem africana, literatura e contação de histórias com familiares afro-descendentes que podem ser convidados para contar histórias de sua vida, informações que serão utilizadas na produção textual e outras atividades criativas.
 
- O trânsito Brasil/África, em termos literários, foi intenso, e não são poucos os trabalhos que tratam da influência que a literatura brasileira exerceu na produção literária africana. A mesma dinâmica deve ser pensada, no entanto, em sentido inverso.
- É notória a porcentagem de escritores negros pertencentes à literatura periférica, bem como de sujeitos de enunciação que, independente de seus traços fenotípicos, assumem-se enquanto negros. Também é de extrema significância as raízes africanas sobre as quais se ancoram o rap, o freestyle, a street dance (breaking) e outras manifestações culturais e artísticas que estão em constante diálogo com estas produções literárias, cuja discursividade, como afirma Duarte, é marcada por ritmos, entonações, opções vocabulares e semânticas e um trabalho de ressignificação próprios.

- Análise das obras literárias afro-brasileiras solicita a inclusão de aspectos extraliterários e a revisão dos critérios de valoração estética utilizados pela teoria literária; parte da literatura contemporânea apresenta-se como espaço possível de luta contra a discriminação racial e fomentadora de uma subjetividade afro-brasileira que não tem vergonha ou medo de assumir-se enquanto tal.

II-História
Buscar nos livros didáticos e paradidáticos informações que esclareçam ao aluno que o continente africano já existia muito tempo antes do continente europeu. Por exemplo, no império de Gana, os monarcas se reuniam todos os dias com os súditos para papear, ouvir reclamações e tomar decisões. Essas informações são comparadas com o modo de vida do negro no nosso país, na época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje.
A tradição oral é forte nas culturas africanas, mas os povos também sabiam ler, escrever e viviam em cidades desenvolvidas, assim os alunos podem construir maquetes da cidade antigas do continente africano.
Miséria, epidemias e guerras civis existem hoje nos diversos países da África como as guerras civis em Angola e em Ruanda , mas também estão presentes em outros lugares. A partir desta informação os alunos podem pesquisar problemas comuns do Brasil e dos povos africanos como a fome, a dengue e a epidemia de Aids. E desta pesquisa os alunos poderão até produzir um programa de rádio e ou um jornal informativo.
 
Conflitos no Continente Africano
- As turmas serão divididas em grupo de três alunos, cada grupo representará um país da África.
- Após a formação dos grupos, os alunos pesquisarão no laboratório de Informática da escola( acompanhados de seus professores), sobre o seu país: população, economia, religião, conflitos, etc.

- Depois cada grupo deve criar um blog ou publicar no blog da escola expondo sua pesquisa e postando fotos.
História e cultura da África;
Racismo: preconceito e discriminação;
A luta dos africanos e afrodescendentes no Brasil;
História dos quilombos;

Contribuição dos africanos para a história do nosso país.

III-Geografia

A África não é um país, e sim um continente. Essa afirmação pode parecer absurda, mas não Há uma tendência em falar da África como se todos que ali vivem tivessem os mesmos hábitos e tradições. Através da construção de mapas, os alunos conseguirão localizar os diversos países existentes do continente e quais foram os seus colonizadores e as riquezas de cada região
 
Ao falar sobre os diversos povos, é possível destacar as contribuições de cada um para a economia do Brasil Colônia. É importante que os alunos saibam que os negros trouxeram para cá a melhor tecnologia dos trópicos como a enxada, o arado e técnicas de irrigação. Tanto que os donos das terras encomendavam aos mercadores mão-de-obra especializada para a atividade de seus domínios.
Geografia do continente africano;
A luta dos africanos e afrodescendentes no Brasil;

Mudanças climáticas, meio ambiente, África subsaariana e fome - Analisar dados e indicadores a respeito de mudanças climáticas e avaliar prognósticos em regiões do continente africano.

Política e cultura: fronteiras - Identificar os laços entre atividade pastoril, nomadismo e conflitos intertribais.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África.
Como acontece a escolha do país-sede da Copa do Mundo?
Famosos atrativos turísticos.
 
IV-Ciências naturais
 
Somos todos africanos ...
- Há 7 milhões de anos houve a separação entre as linhagens do macaco e do que viria a ser o homem mais tarde. Os fósseis mais antigos de nossos ancestrais foram encontrados no Vale da Grande Fenda, formação que atravessa a Etiópia, o Quênia e a Tanzânia. Milhões de anos depois, o Homo erectus teria partido dessa região para povoar a Ásia e a Europa, onde se transformou em homem de Neanderthal. Os que continuaram na África evoluíram para a espécie sapiens, que mais uma vez migrou, dizimando ou substituindo os neandertais e os hominídeos asiáticos. E assim o planeta foi povoado.
- O professor ao trabalhar este tema deverá ressaltar a importância ao abordar a evolução das espécies, esclarecendo que biologicamente todos os seres humanos são parecidos e que as pequenas diferenças físicas não interferem na capacidade intelectual. E isso vai ajudar o aluno a desmontar o falso embasamento científico que subdividiu a humanidade em raças, no século 19, idéias que perduram até hoje.
 
Reino animal e vegetal
- Um mosquito que veio da África - O Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, é de origem africana. Analisar, identificar e divulgar os meios de proliferação do mosquito da dengue
 
-Encarregue a turma de procurar, em revistas e jornais, artigos relacionados às epidemias que aconteceram em outras épocas no Brasil (febre amarela no Rio de Janeiro em 1903, por exemplo) como forma de levantamento das medidas preventivas adotadas naquele momento.
-Esse levantamento pode ser usado para um debate sobre as causas do aumento atual da reprodução do Aedes aegypti, uma vez que o inseto transmissor é o mesmo.
- Inclua uma pesquisa sobre a biologia do mosquito e das doenças transmitidas por ele.
Reportagem“Procurado. Morto”
- Ele mede cerca de 5 milímetros, não zune ao voar e ataca apenas durante o dia. O Aedes aegypti chegou ao Brasil vindo da África, nos navios negreiros. A fêmea, hematófaga, nutre-se do sangue de animais, do qual obtém a albumina, proteína necessária para o amadurecimento dos ovos. Vive cerca de 45 dias, período em que produz até 300 ovos e pode contaminar igual quantidade de pessoas. Algumas condições são ideais para a reprodução do mosquito: água parada e limpa e temperatura ambiente entre 26 e 28 graus Celsius. Acima dos 30 ou abaixo dos 8 graus, sua reprodução é inviável. A 42 graus, ele morre.
 
- Depois de apresentar a reportagem aos jovens, organize-os em equipes e proponha a produção de um trabalho de campo voltado para a identificação de possíveis criadouros do inseto. Eles podem começar pela própria escola, mas é interessante que a tarefa se estenda à vizinhança e à comunidade. Peça que registrem os tipos e as quantidades de focos encontrados.
- Após o levantamento, será possível elaborar um mapa da região escolhida com os pontos dos viveiros assinalados.

- Tabelas e gráficos elaborados com os dados obtidos também ajudarão a garotada a conhecer melhor a realidade — além de configurarem ótimos exercícios.

- Feito isso, inicie os preparos de uma campanha de sensibilização, conscientização e intervenção voltada ao combate da epidemia. Lembre os números computados no país: mais de 50.000 casos já foram notificados pelos órgãos de saúde.

- Numa segunda fase, os grupos, munidos de lentes de aumento, devem procurar, nos focos anteriormente pesquisados, larvas de insetos para identificação em laboratório ou na sala de. Oriente-os a coletar, em tubos de ensaio, não só a larva, mas também um pouco da água do local da coleta. É uma forma de preservar ao máximo as condições ambientais em que os mosquitos se encontram. Vale recomendar que os jovens fechem o tubo com algodão ou compressa de gaze dobrada. Passados entre 7 e 10 dias, as larvas sofrerão metamorfose e o adulto emergirá. Ainda com auxílio da lupa e das figuras do quadro, identifique se o inseto recém-nascido é um Aedes aegypti.
- Promova a divulgação dos resultados por meio de cartazes, panfletos e fotografias do inseto, mostrando os locais de coleta em que as larvas foram encontradas. Comissões de alunos e habitantes da região podem ser formadas, então, para ajudar a eliminar os focos e notificar os órgãos públicos.

Disponibilidade de água no Brasil e no mundo

- Verificar a distribuição e a disponibilidade de água própria para o consumo humano na superfície terrestre, analisando as causas naturais e sociais que afetam sua oferta - situações como consumo excessivo, poluição, desperdício e ausência ou precariedade dos serviços de saneamento básico. A escassez tem levado a disputas e conflitos pela posse e pelo uso da água em diferentes regiões do globo, um quadro que tende a se agravar.
 
- Converse com a turma sobre as questões iniciais. Nesta fase, os estudantes estão se familiarizando com a leitura e a interpretação de mapas e cartas em diferentes escalas.
-Solicite que observem e analisem os mapas “Água no Mundo” e “Divisão Hidrográfica Nacional” (mostrados abaixo). Faça alguns destaques: em áreas do norte da África, do Oriente Médio e da Ásia Central estão países que possuem menor disponibilidade de recursos hídricos renováveis. Assinale que em pontos como a bacia do rio Jordão – entre Israel, Síria e Jordânia –, a bacia do rio Nilo (Sudão, Etiópia e Egito), a bacia do rio Eufrates – que atravessa Turquia, Síria e Iraque – e o leste da África, no planalto dos Grandes Lagos, já ocorrem conflitos causados pela sede. A mesma motivação leva Namíbia, Angola e Botsuana a embates na bacia do rio Okavango.
Origem da Vida - Compreender a importância da biologia molecular no desenvolvimento de metodologias para o estudo da humanidade. Avaliar a diversidade humana de acordo com os modernos conhecimentos da Biologia.
Copa do Mundo: Fisiologia dos sistemas de coordenação hormonal e nervoso. Explore o papel da adrenalina - Compreender as reações do corpo em situações de perigo ou de esforço extremo:

- Divida a classe em grupos e encarregue cada um de uma pesquisa diferente. A primeira equipe pode ser incumbida de esboçar os percursos dos outros dois mediadores químicos — as endorfinas e a dopamina — no organismo humano, tal qual foi apresentado para a adrenalina.

- À segunda caberá desenvolver estudos relacionados às forças que atuam em nossos músculos, tendões e articulações e à elasticidade de cada um.

- Um terceiro grupo deve trabalhar com o auxílio do professor de Educação Física para investigar os tipos de alavancas que atuam no esqueleto, de que modo elas podem ser rompidas e as formas de prevenção contra luxações, fraturas, tendinites etc. Que grupos de músculos são trabalhados em cada atividade? Que outras estruturas do nosso sistema muscular participam do processo?

-Proponha para a quarta equipe um exame em que sejam comparadas as faixas etárias e classes sociais a que pertencem os amantes dos esportes radicais. Quanto custa tudo isso? Peça que os alunos procurem as alternativas para quem não ganha o suficiente para adquirir os equipamentos necessários. Escalar prédios para pichar ou grafitar e surfar sobre trens e ônibus são algumas das atividades que se espera que eles citem. Preocupe-se em esclarecer que se tratam de atividades ilegais — portanto, não recomendáveis.
 
V-Matemática

- Simetria, geometria e cálculo

Ao conhecer a cultura egípcia, os alunos podem estudar as pirâmides e os triângulos, olhando gravuras que retratam a construção dos monumentos, eles tentam estimar a quantidade de pessoas que trabalharam na obra e de tijolos usados.
 
- Durante a Copa
Todas as competições esportivas têm sistemas de pontos e classificações que podem fazer parte das aulas de Matemática. Uma sugestão é discutir com os alunos o Campeonato Brasileiro de futebol, que está começando e pode render aulas bem animadas. Confira a seguir alguns conteúdos de Matemática que podem ser abordados a partir do futebol:

-Tratamento da informação

O campeonato possibilita que os alunos utilizem dados de vários tipos de tabela. É interessante começar com uma tabela simples. A partir dos resultados da rodada (divulgados em jornais e na TV), peça que os alunos montem uma tabela que liste o nome do time e quantos gols fez (ou quantos pontos marcou). Também é possível pedir que eles relacionem os artilheiros e quantos gols cada um fez.

-Comparação numérica

A partir dos dados da tabela, os alunos podem comparar os resultados de cada time ou jogador. Peça que, agora, eles organizem a tabela em ordem crescente – qual time ou qual artilheiro fez mais gols? Quem está em segundo e terceiro lugares?

Boa parte da turma nem imagina quanta Matemática existe nos jogos de futebol. Ela está presente na elaboração das tabelas de jogos, na geometria do campo e nas diversas estatísticas, que permitem avaliar o desempenho de cada time - média de gols, número de passes errados ou certos etc. Sem perceber, os jogadores fazem cálculos mentais para estimar a distância em que está o companheiro e a força que precisa ter o chute para a bola alcançá-lo.
Comece uma aula propondo aos alunos um exercício de cálculo de áreas no campo apresentando a reprodução do campo de futebol acima.
- Peça que a classe identifique as figuras geométricas pintadas no gramado -retângulos, circunferências, semicircunferências e quadrantes.
 
- Com o giz, desenhe no chão um quadrado de 1 metro de lado. Pergunte quantos iguais a esse, dispostos em seqüência, são necessários para completar a linha lateral e a linha de fundo. Conhecendo o comprimento e a largura do espaço de jogo, os alunos perceberão que as respostas são 105 e 68, respectivamente. Assim, eles podem determinar também a área do campo, bastando calcular o total de quadrados de 1 metro que cabem dentro dele (ou simplesmente multiplicar o número de quadrados da linha lateral pelo da linha de fundo).
- Peça também que eles calculem as áreas da pequena e da grande área, mas desta vez utilizando a fórmula do comprimento vezes largura. Com os resultados, eles podem estimar a densidade (concentração) de jogadores por metro quadrado em determinados momentos do jogo.
A tabela dos jogos da copa
Serve de base para exercícios de organização tabular. Explique que 32 países estão distribuídos em oito chaves nomeadas de A a H. Leve a turma a contar o total de jogos em cada grupo na primeira fase e proponha o levantamento de possibilidades.Qual a chance de a seleção brasileira passar para as oitavas-de-final, mesmo perdendo duas das três partidas da primeira fase? Explique que, pelos critérios da Fifa, só existe uma chance: um dos times da chave teria de ganhar todos os jogos e os outros dois teriam de vencer só um cada um. Nesse caso, teríamos de superá-los no critério do saldo de gols (o número de gols marcados menos o de gols sofridos).
Regra de três composta - 1ª etapa
Comece a atividade formando grupos de três ou quatro alunos e proponha o seguinte problema:
- Um campo de futebol é drenado por dois jardineiros em seis horas. Qual o tempo necessário para apenas um jardineiro drenar um terço do mesmo campo de futebol?
Deixe que a turma tente resolver a questão por alguns minutos e, em seguida, proponha que tentem encontrar a resposta por meio da seguinte pergunta intermediária:
- Em quanto tempo apenas um jardineiro executaria a tarefa de drenar o campo de futebol?
-Peça que os grupos discutam as informações encontradas e as estratégias utilizadas para chegar a elas. Em seguida, pergunte à turma quais as relações entre o problema inicial e este novo problema e quais as vantagens encontradas ao dividir a resolução em etapas.
-Discuta com a moçada as etapas para a resolução do problema e os processos utilizados para chegarem ao resultado do problema. Peça que expliquem os mecanismos adotados e, em seguida.
2ª etapa
-Mostre aos alunos como a regra de três simples pode ser utilizada. Explique que um jardineiro está para x horas, assim como, 2 jardineiros estão para 6 horas. Mostre que as grandezas são inversamente proporcionais, pois diminuindo o número de jardineiros precisamos de mais tempo para drenar o campo.
-Sabendo quanto tempo um jardineiro gasta para drenar o campo, neste caso doze horas, os alunos podem solucionar o problema inicial:
- Quanto tempo um jardineiro gasta para drenar um terço do campo, se ele gasta doze horas para drenar o campo inteiro?
-A resolução deve vir rapidamente. Se 12 horas estão para um campo inteiro, e x horas estão para 1/3 de campo, as grandezas são diretamente proporcionais –aumentando o número de horas, aumenta o trabalho realizado. Portanto, o jardineiro drenará 1/3 do campo em 4 horas.
-Para finalizar, proponha outros problemas de regra de três composta, para que eles exercitem o que aprenderam.
- A rapidez da bola
a) Depois de cabeceada, a bola pode se deslocar a uma velocidade de até 60 quilômetros por hora.

b) O gol mais rápido da história das copas foi marcado pela Turquia contra a Coréia do Sul, em 2002. O jogador Hakan Suzun fez a rede balançar aos 11 segundos do primeiro tempo.

c) Um chute forte, de 90 quilômetros por hora, percorre os 11 metros entre a marca do pênalti e o goleiro em 440 milésimos de segundo.

VI-Língua estrangeira
 
Trabalhar em cima das quatro principais áreas do idioma - leitura, redação, compreensão auditiva e expressão oral - e a gramática e vocabulário, com forte ênfase na comunicação e na aprendizagem do idioma através de situações reais.
Focar na conversação sobre temas culturais, como por exemplo a cultura da África do Sul, história e temas.
Tarefas extra-escolares devem ser passadas e os estudantes devem complementar o tempo livre para estudar nas salas multimídias.
As aulas devem ser focadas para melhorar as habilidades de comunicação em situações concretas, como por exemplo em uma negociação, apresentações, redação de informativos, atendimento, etc. A maioria dos estudantes trabalham no setor hoteleiro, bares, restaurantes, lojas e outros. Muitas vezes lidam com estrangeiro que freqüentam a região.
Reggae e biografias
O professor poderá levar algumas letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X,Martin Luther King e Mahatma Gandh.
Texto instrucional;
Texto informativo;
 
Texto poético;
Varal de poesia;
Compreensão e interpretação de texto
Vocabulário
Gramática
Estrutura da frase simples
Verbos
Construção de frases
VII-Artes

Na dança, nas máscaras e nos desenhos
 
Os elementos da cultura dos povos africanos poderão ser desenvolvidos em todas as séries,trabalhando conceitos de arte abstrata e geometria , mitos , adereços e máscaras relacionando essas produções às manifestações artísticas do continente europeu. O grande desafio é não resvalar no preconceito nem cair no encantamento do exótico, pois a cultura dos povos africanos é pouco conhecida para nós, fica fácil se deslumbrar com o diferente e esquecer de dar valor às culturas africanas em sua essência.

Arranjos para músicas africanas: contato com a diversidade; A sonoridade da África; Os alunos aprenderão que a cultura brasileira é carregada de elementos daquele continente, instrumentos de percussão, como timba, caxixi, agogô, reco-reco e bongô.
 
Conhecer para gostar
Quando a escola favorece o contato com a riqueza de nossa cultura, as crianças conseguem dar sentido a várias manifestações presentes no país. Por isso, conhecer, apreciar e considerar a variedade faz parte dos objetivos das aulas de música. Os alunos devem pesquisar as influências africanas no Brasil, instrumentos de percussão que poderiam ser usados para executá-las.
Na ponta da língua
É importante conhecer as produções musicais de diferentes povos, épocas e culturas para poder valorizá-las e respeitá-las. Desenvolver esse sentimento nos adolescentes apresentando as canções Yayè Böbö (lê-se iabobô) e Sansa Kroma. A primeira é na língua sousou, da Guiné e do Senegal. A segunda era lembrada no fim do dia pelos escravos vindos da África do Sul. Depois que as musicas estiverem na ponta da língua dos estudantes, todos começarão a pensar em arranjos. Além de canto solo e em coro, utilizar instrumentos como flauta, xilofone, timba e bongô.
Da áfrica para todos
Quando a turma já cantar e tocar bem esse repertório, promover a apresentação na escola. Apresentar uma canção folclórica sobre o boi-de-mamão, dando um caráter multicultural ao grupo.
Copos musicais
Idiofones são instrumentos musicais que produzem som com a vibração do próprio corpo. Um exemplo de idiofone é o copo musical, muito popular nos séculos 18 e 19. Joseph Haydn (1732-1809) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) escreveram música para ser tocada dessa maneira. O presidente dos Estados Unidos Benjamin Franklin (1706-1790) inventou uma versão em que os copos virados cabem uns dentro dos outros. Quer fazer um conjunto com esses instrumentos? Pegue sete copos de vinho e coloque quantidades diferentes de água em cada um deles. Ordene-os do mais vazio ao mais cheio para obter uma escala musical. Passe o dedo molhado na borda até sair um som. Dessa forma, você conseguirá executar melodias simples.
Estampa africana – bogolan

Iniciar o trabalho com a socialização das pesquisas solicitadas em aula anterior e com a utilização do mapa mundi identificar a localização da África. Relatar sobre o contexto histórico da mesma e enfatizando sobre o país de Mali, pois é neste que está a origem da estampa Bogolan (bogo: argila, lama e lan : com, feito de) e o significado dos seus símbolos, como também a divisão da sociedade da época relacionada ao tipo de tecido que cada família usava , comparando-a com os dias atuais, para que assim a turma inicie o seu processo de criação. O produto final é criação de estampas para expô-las no mural da escola.
Mandalas
Imagens de mandalas expostas em slides para que a turma obtenha conhecimento visual e os informação sobre o significado que elas tem para cultura africana e como também para cultura egípcia. Após a explicação os alunos criarão suas próprias mandalas e socializaram em sala de aula sobre o significado das mesmas. Montar um mural na escola para apreciação dos demais alunos.
Mulheres africanas
Realizar o trabalho a partir de imagens de mulheres africanas, pesquisadas pelos alunos no laboratório de informática, como também realizar um levantamento da cultura africana que será socializado em roda de leituras. E depois solicitar que façam uma representação da mulher africana, utilizando giz de cera, papel A4 e cartolina para exposição em painel na escola.
História e cultura da África
- Ex: Cultura banto - Entre as várias atividades a serem desenvolvidas estão pesquisas históricas acerca da cultura banto (conjunto de cerca de 400 grupos étnicos diferentes que habitam vários países da África e mantêm uma identidade em comum).Essas pesquisas podem geram produtos – designs, que, por sua vez, vão gerar estampas e produtos gráficos; e espetáculos de cantos, de dança e de música percussiva.
- As artes e as diversidades étnico cultural
VIII-Educação Física
Vamos jogar iitop ou mbube-mbube?
Para a disciplina que se dedica à educação do corpo, brincadeiras que privilegiam as competições em equipe. Assim o professor poderá apresentar para os alunos o iitop, o mbube-mbube (ou o tigre e o impala) e jogos como o yote e a mancala. Ele iniciará contando a história do jogo e os valores da cultura africana presentes em cada um. Veja como construir o kalah, versão do mancala e conheça as regras dos outros jogos.
História do torneio e a participação do Brasil na maior competição do futebol mundial que se realiza desde 1930.
Jogo de equipe, cooperação e respeito às diferenças falam mais alto quando o assunto é futebol.
- Comece a aula explorando as diversas maneiras de jogar futebol (de campo, society, de salão).
-Pergunte o que os alunos sabem sobre cada modalidade e que regras conhecem. Qual a diferença entre o futebol amador e o profissional? Tire as dúvidas da turma e informe, caso ninguém se lembre, que o esporte também é praticado por mulheres e pessoas com deficiência física.

Monte times de futebol feminino , masculino e misto.

2010 - O Brasil joga em busca do hexacampeonato na África do Sul, primeiro país africano a sediar a competição. O maior evento esportivo da Terra, que começa em junho de 2010 na África do Sul, é um excelente ponto de partida para contextualizar a magia do futebol em todas as disciplinas. História do futebol no Brasil; Preconceito de gênero, etnia e classe social; Jogos com bola.
História dos campeonatos anteriores.
A influência do esporte na paz no mundo.
IX-Sociologia
 
ÁFRICA origem de todos nós...
Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não está relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Ela descamba para moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáreis e mulheres de cangas coloridas. "Essas idéias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% da população brasileira acaba sendo vítima.

Negros são parte da nossa identidade ?
 
O pouco caso com a cultura africana se reflete na sala de aula. O segundo maior continente do planeta aparece em livros didáticos somente quando o tema é escravidão, deixando capenga a noção de diversidade de nosso povo e minimizando a importância dos afro-descendentes. Por isso, em 2003, entrou em vigor a Lei no 10.639, que tenta corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas.
A cultura africana oferece elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento. Se a escola não inclui esses conteúdos no planejamento, cada professor pode colocar um pouco de África em seu plano de ensino. Profª.: “Vanda Sima” E.E.Prof.:Salvador Ligabue.

Violência contra a mulher
 
Declaração dos Direitos Humanos
Grandes lideranças no Continente Africano.
Realidades diversificadas - Ao mostrar cidades como Dakar, com seus prédios e suas ruas urbanizadas, novamente desconstrói esteriótipos amplamente disseminados no ocidente e que carregam à idéia de que no Continente Negro só existe vida selvagem e fome.
O lado perverso da globalização: os excluídos.

X- DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS
Merenda Africana (degustação + participação das merendeiras)
 
Os hábitos alimentares constituem um importante traço da cultura de um povo. Tendo isso em mente, a equipe deve elaborar esta atividade que visa transmitir mais um tipo de informação aos alunos das escolas por onde passa. Ao oferecer a degustação de um prato típico senegalês, conhecido como “mafe”, o projeto atinge de maneira indelével o imaginário dos alunos. São informações sensoriais, de caráter essencialmente distinto do das informações intelectuais a que eles estão habituados a receberem em sala de aula, e mesmo nas palestras. A hora do recreio torna-se mais um momento de interação e aprendizagem da Cultura Afro nas Escolas.
Seção de cinema (exposição)
Existem, acervo de filmes e vídeos, de autores brasileiros e africanos, que abordam as temáticas determindas pela Lei Nº 10.639 ou contribuem para que se possa abordá-las. Obras de ficção e documentários atraem a atenção dos alunos para a produção audiovisual africana e afro-brasileira, o que constitui mais uma experiência sensorial e mais um canal de informação. A seleção das obras deve ser feita de acordo com a faixa etária dos alunos.
Afro Diálogos – experiência com os professores (seminário)
Mais do que desenvolver atividades com os alunos, ao abordar na essência o que preconiza a Lei 10.639/2003, o Cultura Afro Nas Escolas promove uma revisão multidisciplinar do ponto de vista do papel do negro na identidade brasileira.
Para despertar a comunidade escolar para a necessidade de mudança desta visão da história, a Equipe Pedagógica realiza um encontro chamado Afro-diálogos, com a participação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores.
Neste encontro, os professores e alunos recebem uma apostila para auxiliar a abordagem das temáticas do projeto nas diversas disciplinas. São textos de reflexão acadêmica sobre a história da África, novos discursos sobre a história do negro no Brasil, aspectos geográficos e culturais dos diversos países e localidades do continente africano, abordagem pedagógica, a produção literária africana e afro-brasileira, e discussões sobre mestiçagem, identidade e racismo. Além destes, outros temas são discutidos nos Afro-diálogos, como a construção do imaginário da população negra no Brasil, as ações afirmativas e o respeito à diversidade e à diferença. Sempre enfatizando a responsabilidade que têm os professores, cuja formação sobre a construção cultural do Brasil nem sempre contempla estes assuntos, de contribuírem para uma releitura do passado que possibilite a construção de um futuro com justiça social.
Hora do Griot (palestra)
 
A presença da linguagem oral é marcante nas culturas africanas, em que os griots (ou “griôs”, em português) são as pessoas responsáveis pela manutenção e promoção da oralidade como fonte e difusora da cultura e da história. Entre os griots estão contadores de histórias, músicos, poetas, enfim, mestres na arte da retórica. Seu trabalho é passar às novas gerações os conhecimentos alcançados através do tempo, dos eventos, dos espaços freqüentados, atendo-se às raízes de seu povo de forma a preservar a memória e as tradições culturais de seus antepassados.
Para contemplar esta tradição oral da cultura africana é realizada a palestra “Hora do Griot”. O desenvolvimento desta atividade é cargo de um palestrante griot africano radicado no Brasil ou de algum professor que aceite o desafio cultural.
A palestra tem três pontos altos a serem destacados. O primeiro dele é a expressão de respeito dos povos africanos entre as pessoas, especialmente em relação às mais velhas. Esta relação tão intrínseca pode compreendida nas palavras do filósofo e escritor malinês Amadou Hampaté Bâ: “Na África, um velho que morre é uma biblioteca que queima!”.
Esta reflexão promove novas discussões em relação a disciplina básica de nossas crianças, bem como a dos adultos. O segundo fator de destaque é visível nos olhares surpresos dos alunos participantes, tamanha a diversidade linguística do continente.Por exemplo, as crianças aprendem três idiomas internacionais na escola pública (francês, inglês e, em seu caso, o espanhol), fora outras línguas nativas e o árabe, pelo menos para a maioria muçulmana do país. Uma realidade impensável para as nossas crianças. O terceiro ponto é uma a exposição fotográfica sobre a cultura e o desenvolvimento africanos.
XI- QUÍMICA
Química das plantas
Elementos químicos mais encontrados na África
A indústria química da África do Sul, incluindo combustível, plásticos e produtos farmacêuticos.
A indústria de químicos na África do Sul - classificada como um dos motores do crescimento econômico.
Preocupações com o meio ambiente - O setor químico tem como um dos pontos fundamentais a proteção do meio ambiente. A África do Sul foi o primeiro no mundo a adotar normas para a sua política de proteção do meio ambiente, introduzindo regulamentos que promovessem a gestão empresarial ambiental dando orientações para a destruição de resíduos perigosos.
XII- FÍSICA
Efeito do aquecimento global no Continente africano e a responsabilidade de todos os continentes.
O grau de desenvolvimento da comunidade de física em um países do terceiro mundo.
-“A Física continuará a ser a disciplina primária associada à metrologia, e uma infra-estrutura metrológica desempenha um papel vital na atração do investimento doméstico em pesquisa e desenvolvimento por parte de companhias multinacionais”.
-“Numa reunião conjunta da Academia de Ciência do Terceiro Mundo (TWAS) e da Federação das Organizações Científicas do Terceiro Mundo (TWNSO), realizada em Pequim, China, foi emitida uma declaração onde, dentre outros pontos, é reconhecido que muitos resultados importantes de cientistas dos países em desenvolvimento não são publicados em revistas do primeiro mundo, e que, portanto, esforços devem ser despendidos para uma maior disseminação dessas informações e para sua inclusão nos periódicos internacionais de alto impacto.”
-“Um trabalho científico deve gerar curiosidade, desejo de testar o que foi afirmado ou de avançar a partir do ponto indicado. A indiferença é a pior das acolhidas a um cientista; o conhecimento que se extingue sem provocar novas discussões se mostra estéril e fadado ao esquecimento.”
Conservação de energia mecânica - determinar as funções espaço x tempo e velocidade x tempo. Obter o momento de inércia ao redor do eixo de rotação. Verificar a conservação de energia mecânica do sistema.
- Um consórcio de empresas de multinacionais – que reúne gigantes como Siemens, RWE, E.On e Deutsche Bank, entre outros – assinou uma carta de intenções para criar o maior projeto de energia solar do planeta: a Iniciativa Industrial Desertec.
- O projeto prevê a construção de uma rede de usinas de produção de energia totalmente limpa no Deserto do Saara, no norte da África, e de redes transmissão de energia, capaz de fornecer pelo menos 15% da eletricidade consumida na Europa, além de dois terços da necessidade do norte africano e do Oriente Médio.
- A água necessária para criar o vapor que movimenta as turbinas sairia do Mar Mediterrâneo, que dessalinizada – com sal derretido sendo usado nas baterias para estocar calor -, poderia ainda ser reaproveitada em regiões desérticas.

-Especialistas sugerem ainda que a sombra dos espelhos poderia ser usada para plantação de espécies que normalmente não sobreviveriam ao intenso calor do deserto.

-"Da nossa rede de 60 cientistas e especialistas em energias renováveis, a metade é da África e do Oriente Médio. A outra metade é de europeus", afirmou Straub, acrescentando que representantes dos países envolvidos participaram do projeto desde o início.
 
Numa montagem experimental pode ser trabalhado:

- Análise de dados
 
- Tabelas
- Energia Cinética de Rotação

- Energia Cinética de Translação
 
- Energia potencial gravitacional
-Aceleração
-Velocidade instantânea
-Gráfico: espaço x tempo
-Gráfico: velocidade x tempo
Os alunos podem realizar pesquisas sobre assuntos que estão sendo estudados por meio de softwares e sites da internet, utilizando o laboratório de informática da escola. Nesse caso, os recursos da internet são usados como meio didático no processo de ensino-aprendizagem. Mediante o uso da internet é possível problematizar os conteúdos específicos da Física.
XIII-FILOSOFIA
Crenças –a diversidade religiosa
Ética de cada região e dos grupos étnicos - desenvolvimento de comportamento éticos.
Existem notícias de que quatro empresas multinacionais, do maior porte, estão disputando a apropriação dos conhecimentos produzidos sobre o genoma humano. Novamente, como aplicar princípios éticos numa situação dessa natureza?
A filosofia política em África
A ética política - justiça social
Significado e a dimensão da paz.
Ação e construção da paz.
A necessidade da conversão das mentalidades para a questão da paz.
O professor Milton Santos (1998) afirma:
- "O simples nascer investe o indivíduo de uma soma inalienável de direitos, apenas pelo fato de ingressar na sociedade humana. Viver, tornar-se um ser no mundo, é assumir com os demais, uma herança moral, que faz de cada qual um portador de prerrogativas sociais. Direito a um teto, à comida, à educação, à saúde, à proteção contra o frio, a chuva, as intempéries; direito ao trabalho, à justiça, à liberdade e a uma existência digna.
- (...)“O respeito ao indivíduo é a consagração da cidadania, pela qual uma lista de princípios gerais e abstratos se impõe como um corpo de direitos concretos individualizados. A cidadania é uma lei da sociedade que, sem distinção, atinge a todos e investe cada qual com a força de se ver respeitado contra a força, em qualquer circunstância."
A evolução humana e a complexidade na interação de grupos e organizações sociais mais primitivos possibilitando o surgimento das sociedades e o aparecimento de agentes controladores - governo, igreja, escola, sistemas econômicos, grupos étnicos, grupos éticos etc.
Dentro de um cenário de pobreza, guerra civil, degradação ambiental, vive um grande continente, a África. Rica em cultura, pessoas, danças, cores, natureza e sons.

As principais correntes da filosofia africana: Panafricanismo, negritude, etnofilosofia, filosofia da libertação.
 
CRONOGRAMA
Este projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo de 2010 com a culminância marcada para o mês de novembro na semana da Consciência Negra.
Conteúdos relacionados a este projeto serão trabalhados no Projeto “Todos contra a Dengue”. Outros Projetos Didáticos poderão ser realizados pelos professores.
7. PRODUTO FINAL
Será o fruto do trabalho proposto em cada disciplina apresentado em exposição: teatros, informativos, poesias, músicas, danças, artes plásticas, jogos, cartazes etc.
8. AVALIAÇÃO
Os registros dos alunos sobre os procedimentos adotados e as suas conclusões podem e devem ser levados em consideração pelo professor na hora de formalizar os conceitos sobre os assuntos trabalhados assim como na formalização de qualquer outro conceito.
A participação e o interesse de cada um também deve ser levado à prova, buscando um olhar para cada aluno individualizado, atento as suas peculiaridades concernindo seu potencial de desenvolvimento e não ao contrário.
9. RECURSOS DISPONÍVEIS
Recursos da internet devem ser usados como meio didático no processo de ensino-aprendizagem. Mediante o uso da internet é possível problematizar os conteúdos específicos de todas as disciplinas. A internet favorece a interação com uma grande quantidade de informações, que se apresenta de maneira atrativa (diferentes conotações simbólicas, gráficas, lingüísticas, sonoras, etc.). As informações são apresentadas por meio de textos informativos, mapas, fotografias, imagens, gráficos, tabelas, utilizando cores, símbolos, diagramação e efeitos sonoros diversos.

Filmes sugeridos:

- Conteúdo: Desenvolvimento e subdesenvolvimento

Filme: Powwaqqatsi – a vida em transformação
O filme mostra vários lugares do mundo subdesenvolvido com suas paisagens e povos. Muito interessante para discutir o subdesenvolvimento e questionar o modelo de desenvolvimento imposto pelos países ricos.
-Conteúdo: Os excluídos da globalização

Filme: O ódio
O filme relata o dia-a-dia de três adolescentes – um negro, um árabe e um judeu na periferia de Paris. Mostra que há muitas pessoas marginalizadas na economia globalizada, mesmo nas cidades globais mais ricas e avançadas tecnologicamente, como é o caso da capital francesa.
-Conteúdo: Impactos ambientais globais
Filme: O dia depois de amanhã
No filme, alterações climáticas provocadas pelo efeito estufa modificam drasticamente a vida na terra. Com o norte se resfriando, as populações migram para o sul, tentando sobreviver. O filme faz uma alerta sobre os impactos ambientais e uma crítica ao governo Bush por não ter assinado o Protocolo de Quioto.
 
-Conteúdo: Geografia física e humana da África
Filme: As neves do Kilimanjaro
O filme relata as aventuras de um escritor que vai caçar na África e é gravemente ferido. Enquanto se recupera, reflete sobre sua vida, sua literatura, seus amores. O filme, feito com base num conto homônimo do escritor Ernest Hemingway, mostra paisagens da África tropical.
 
Filme: Um grito de liberdade
Baseado em dois livros do jornalista David Woods, conta a história real de Steve Biko, militante negro que lutou contra o apartheid na África do Sul. Sua resistência era pacífica e baseada na conscientização, não na violência.
Hotel Rwanda, massacre da população tutsi pelos hutus em Ruanda - gerente de hotel tenta salvar o máximo de pessoas possíveis enquanto a ONU ignora o genocídio (baseado em história real,ocorreu na mesma época da guerra na antiga Iugoslávia).
Sarafina- professora da África do Sul ensina seus jovens alunos negros a lutarem por seus direitos durante o regime do Apartheid.

O último rei da Escócia - sobre a Uganda dos anos 70, quando o ditador Idi Amin estava no poder(excelente). Filme apresentado do ponto de vista do médico do ditador (escocês sonhador que acabara de se formar).
 
Lugar nenhum na África - pouco antes de explodir a 2ª Guerra Mundial família alemã muda-se para o Quênia e busca se adaptar ao novo país enquanto sofre pelo que ocorre no seu país de origem.

Amistad -a bordo do navio espanhol La Amistad, em 1839, dezenas de homens e mulheres oriundos de Serra Leoa acabam sendo levados como escravos aos EUA e lá acusados de assassinar boa parte da tripulação do navio em que estavam, vão a julgamento.

Atlântico Negro: na rota dos Orixás - documentário que retratam origens religiosas afro-brasileiras (muito bom, indispensável)
ABC África - documentário retrata a epidemia da AIDS em Uganda envolvendo crianças

O Herói -co-produção angolana, francesa e portuguesa retrata o drama de um angolano mutilado na guerra da independencia angolana, sem emprego e submetido a discriminação em sua sociedade.

As Ruas de Casablanca - co-produção Marrocos e França, retrata o drama de meninos pobres de Casablanca
 
ESTES DOIS ÚLTIMOS, SÃO PRODUÇÕES AFRICANAS. PORTANTO, SEM AQUELA VISÃO UM POUCO DETURPADA DOS CINEMAS OCIDENTAIS.
- NO CINEMA BRASILEIRO, recomendo CAFUNDÓ, drama com Lázaro Ramos, que retrata um dos últimos pretos velhos do candomblé afro-brasileiro. MUITO BOM, belíssimo com uma fotografia deslumbrante.
- Esses são mais antigos, mas as histórias são lindas, vale a pena assistir:
Entre dois amores (1985) - rica dinamarquesa muda-se para uma fazenda de café do Quênia após casar-se com um barão. Vivendo mais como amigos, ela vive um romance com um aristocrata inglês. Filme belíssimo com Meryl Streep e Robert Redford
A sombra e a escuridão (1996)
- Outros filmes: Tsotsi, Senhor das Armas, Amor sem fronteiras, O Jardineiro Fiel, Diamante de Sangue, África dos meus sonhos, Lágrimas do Sol, Primitivo
 
10. BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org
http://blogemvm.blogspot.com/2009/11/projeto-africa-literatura-tematica.html
http://revistaescola.abril.com.br
A África na Sala de Aula, Leila Leite Hernandez, 679 págs., Ed. Selo Negro,
Superando o Racismo na Escola, Kabengele Munanga (org.), 204 págs., Ed. MEC/BID/UNESCO, distribuição gratuita pelo e-mail luciabraga@mec.gov.br
www.centrocultural.m
http://www.brasilcultura.com.br
http://www.pambazuka.org
www.studyglobal.net
http://www.fisica.com.br
OBJETO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA Adealdo José Antunes dos Santos - Professor
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080411152024AAnClqB
www.adorocinema.com
http://topismos.blogspot.com/2006/11/top-5-filmes-sobre-frica.html

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