segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O papel do educador na sociedade de hoje


Juraci Reis

Vivenciamos uma democracia representativa em que todos os governantes são eleitos por votos dos cidadãos, no entanto, temos que avançar para conquistarmos uma democracia efetivamente participativa, ampliando e aprofundando o horizonte emancipador, conforme o pensamento de Paulo Freire:“a participação do povo deve ser um estar presente na História e não simplesmente nela estar representada".  
                            
O professor deve unir o saber de sua formação acadêmica com o saber experiencial proveniente das práticas na relação social, produzindo um ensino interativo, com modelo centrado no aluno, criando possibilidades de aprendizagem amplas, abertas e carregadas de motivação. Atuando como parceiro e dinamizador, deve proporcionar aos alunos a oportunidade de assimilar o conhecimento através estratégias de investigação e pesquisa, estimulando-os  a terem autonomia, serem críticos e solidários, com perfil participativo para transformar o ambiente comunitário em que estão inseridos, corrigindo o sistema de ordem social injusto e excludente.  
                                           
A ESCOLA NÃO PODE  IGNORAR O QUE SE PASSA NO MUNDO. Os constantes avanços tecnológicos de informação e comunicação nos proporcionam mudanças na maneira de pensar, decidir e trabalhar.Utilizar as possibilidades de conhecimento, substituindo práticas tradicionais de transmissão consolidada para dinamização das informações, orientar o aluno para o uso correto de seus saberes, na formação de uma sociedade que possa atuar verdadeiramente de forma democrática, é o papel do educador contemporâneo.                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário