Juraci Reis
As propostas
pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para
o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que garantam
a educação em sua integralidade; que não separem das crianças as dimensões expressivo-motora,
afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural; que garantam a
participação das famílias valorizando suas formas de organização; uma gestão
democrática que considere os múltiplos saberes da comunidade; o respeito as
diversidades individuais e coletivas das crianças, gerando interações entre faixa
etária igual e diferente; os deslocamentos
e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de
referência das turmas e à instituição; um
ambiente acessível para as crianças com deficiência, transtornos globais de
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; a assimilação pelas crianças
das contribuições histórico-culturais de povos e etnias diferentes; a interação
das crianças com as histórias e as culturas afro-brasileiras, bem como o
combate ao racismo e à discriminação; e por fim, a dignidade da criança como
pessoa humana, tendo a garantia de proteção contra qualquer forma de
violência e negligência.
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