O Art. 6º das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil define que as propostas
pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar princípios.
Os princípios são éticos, políticos
e estéticos.
1. “Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da
solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes
culturas, identidades e singularidades.”
Respeitar os princípios Éticos
significa valorizar as diferentes culturas na sala de aula, bem como saber
ouvir e ficar atentos as necessidades de cada um, suas preocupações e anseios.
É muito importante que a Educação Infantil em suas Propostas Pedagógicas
apresente qualidade na oferta de serviços, garantindo que as crianças
desenvolvam sua autonomia, e assim, façam escolhas nas suas vidas diárias,
ampliando as possibilidades de aprendizagem com responsabilidade, solidariedade
e respeito mutuo. Igualmente, que tenham assegurado a liberdade de expressão
das crianças, ampliando a visão de mundo dos pequenos, tanto individual como
coletiva.
2. “Políticos: dos direitos de cidadania, do
exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.”
É muito importante que o
aprendizado da criança seja significativo, ou seja, faça parte da vida dela. E
funcional, que tenha utilidade, serventia para ela. Dessa forma então, educação
para a cidadania precisa dar condições para que os pequenos aprendam a elaborar
suas ideias e opiniões, bem como respeitar a opinião dos outros. A participação
de todos deve ser valorada promovendo a formação crítica das crianças com
respeito ao coletivo, capaz, portanto, de favorecer a interação do aluno com o
grupo social em que está inserido.
3. “Estéticos: da sensibilidade, da
criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes
manifestações artísticas e culturais.”
A valorização da sensibilidade
criadora com a garantia de acesso a técnicas de assimilação de conhecimentos e
aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à liberdade de
expressão, à confiança, à dignidade, à brincadeira, ao respeito, à convivência,
à proteção e à interação com seus pares, deve ser prioridade na Educação
Infantil.
Para que ocorra um crescimento
individual e coletivo, é preciso que se propicie um ambiente de aprendizagem
agradável e acolhedor, que estimule a exploração sensorial. Os jogos
interativos em grupos, a descoberta de sons do próprio corpo e a experimentação
das diversas formas, amplia as possibilidades de desenvolvimento nas diferentes
manifestações culturais.
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