Tradução: Romeu Kazumi Sassaki, 1997.
((Educação inclusiva: Capacitar escolas comuns para atender todos os
alunos,especialmente aqueles que têm necessidades especiais.))
((Princípio da inclusão: Reconhecimento da necessidade de se caminhar
rumo à <<escola para todos>> - um lugar que inclua todos os alunos,
celebre a diferença, apoie a aprendizagem e responda às necessidades
individuais.>)
(<Toda pessoa tem o direito fundamental à educação e a ela deve ser
dada a oportunidade de atingir e manter um nível aceitável de
aprendizagem.)>
<(Todo aluno possui características, interesses, capacidades e
necessidades de aprendizagem que são singulares. Os sistemas educacionais devem
ser projetados e os programas educativos implementados de tal forma a
considerar a ampla diversidade dessas características e necessidades.))
((As escolas devem acomodar todos os alunos independentemente de suas
condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras. O
desafio para uma escola inclusiva é o de desenvolver uma pedagogia centrada no
aluno, uma pedagogia capaz de educar com sucesso todos os alunos, incluindo
aqueles com deficiências severas.>>
<<0 princípio fundamental da escola inclusiva consiste em que
todas as pessoas devem aprender juntos, onde quer que isto seja possível, não
importam quais dificuldades ou diferenças elas possam ter. Escolas inclusivas
precisam reconhecer e responder às necessidades diversificadas de seus alunos,
acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando
educação de qualidade para todos mediante currículos apropriados, mudanças
organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com suas
comunidades.))
((Os currículos devem ser adaptados às necessidades dos alunos e não o
inverso. As escolas devem, portanto, oferecer oportunidades curriculares que se
adaptem a alunos com diferentes interesses e capacidades.>)
<(A fim de acompanhar o progresso de cada aluno, os procedimentos de
avaliação devem ser revistos.))
((Aos alunos com necessidades educacionais especiais devem ser
oferecidas diferentes formas de apoio, desde uma ajuda mínima em classes comuns
até programas adicionais de apoio à aprendizagem na escola, bem como a
assistência de professores especialistas e de equipe de apoio externo.))
Fonte: The Salarnanca
Stateinent and Framework for Action on Special Needs Education. UNESCO, 7-10 junho
1994. 47 p.
ROMEU KAZUMI SASSAKI
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