Adaptação de Romeu Kazumi Sassaki, 1997.
1. Um senso de pertencer
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Filosofia e visão de que todas as
crianças pertencem à escola e à comunidade e de que podem aprender
juntos.
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2. Liderança
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O diretor envolve-se ativamente com
a escola toda no provimento de estratégias.
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3. Padrão de excelência
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Os altos resultados educacionais
refletem as necessidades individuais dos alunos.
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4. Colaboração e cooperação
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Envolvimento de alunos em
estratégias de apoio mútuo (ensino de iguais, sistema de companheiro,
aprendizado cooperativo, ensino em equipe, co-ensino, equipe de assistência
aluno-professor etc.).
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5. Novos papéis e responsabilidades
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Os professores falam menos e
assessoram mais, psicólogos atuam mais junto aos professores nas saias de
aula, todo o pessoal da escola faz parte do processo de aprendizagem.
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6. Parceria com os pais
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Os pais são parceiros igualmente
essenciais na educação de seus filhos.
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7. Acessibilidade
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Todos os ambientes físicos são tornados
acessíveis e, quando necessário, é oferecida tecnologia assistiva.
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8. Ambientes flexíveis de aprendizagem
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Espera-se que os alunos se promovam
de acordo com o estilo e ritmo individual de aprendizagem e não de uma única
maneira para todos.
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9. Estratégias baseadas em pesquisas
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Aprendizado cooperativo, adaptação
curricular, ensino de iguais, instrução direta, ensino recíproco, treinamento
em habilidades sociais, instrução assistida por computador, treinamento em
habilidades de estudar etc.
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10. Novas formas de avaliação escolar
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Dependendo cada vez menos de testes
padronizados, a escola usa novas formas para avaliar o progresso de cada
aluno rumo aos respectivos objetivos.
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11. Desenvolvimento profissional continuado
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Aos professores são oferecidos cursos
de aperfeiçoamento contínuo visando a melhoria de seus conhecimentos e
habilidades para melhor educar seus alunos.
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