Tradução e adaptação de Romeu Kazumi
Sassaki, 1998.
Ocorre envolvimento da família nas práticas inclusivas da escola quando:
1 . Existe, entre a escola e a
família, um sistema de comunicação (telefonemas, cadernos etc.) com o qual
ambas as partes concordam.
2. Os pais participam nas reuniões da equipe escolar para planejar, adaptar
o currículo e compartilhar sucessos.
3. As famílias são reconhecidas pela escola como parceiros plenos junto
à equipe escolar.
4. As prioridades da família são utilizadas como uma base para o
preenchimento do Plano Individualizado de Educação (PIE) do seu filho, base
essa que será completada com partes do conteúdo curricular.
5. Os pais recebem todas as informações relevantes (os direitos dos
pais, práticas educativas atuais, planejamento centrado-na-pessoa, notícias da
escola etc.).
6. Os pais recebem ou têm acesso a treinamento relevante.
7. Os pais são incluídos no treinamento com a equipe escolar.
8. Os pais recebem informações sobre os serviços de apoio à família.
9. Existem à disposição de membros das família serviços de apoio na
própria escola (aconselhamento e grupos de apoio, informações sobre
deficiências etc.).
10. Os pais são estimulados a participarem em todos os aspectos
operacionais da escola (voluntários para saias de aula, membros do conselho da
escola,membros da Associação de Pais e Mestres, treinadores etc.).
11. Existem recursos para as necessidades especiais da família (reuniões
após o horário comercial,
intérpretes da língua de sinais, materiais traduzidos etc.).
12. A escola respeita a cultura e a
etnicidade das famílias e reconhece o impacto desses aspectos sobre as práticas
educativas.
Fonte: The Kansas checklist
for identifying characteristics of effective inclusive programs. I a ed. em nov. 93,
reimpressão em dez. 94, 13 p. Este instrumental foi escrito por um grupo de
técnicos e pais das seguintes cidades do Kansas - Horton, Hiawatha, Eudora,
Sublette, Hugoton e Lakin, tendo sido compilado por Terry Rafalowski-Weich,
Michelle Luksa e Julie Mohesky-Darby. O texto acima foi adaptado da p. 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário