sexta-feira, 8 de março de 2013

Movimento do Grupo LUZ DO SOL em busca do atendimento à pessoa com deficiência




“Nada sobre nós, sem nós”

O Grupo LUZ DO SOL, formado por pais de pessoas com deficiência, reúne-se para promover a comunicação interpessoal entre os familiares; analisar as ofertas de serviços disponíveis e atuar na formulação de políticas públicas, importantes para a afirmação dos direitos deste grupo social.
 O Grupo tem por objetivo neste início do ano 2013, agendar uma reunião com o prefeito Claudio Chumbinho e Secretariado, a fim de conhecer os planos de governo, bem como apresentar ideias que possam construir  de modo participativo, novas perspectivas para os próximos anos.
 “NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS”. É necessário que o governo ouça a nossa voz, oportunize a vez para nossa voz. O grupo quer participar ativamente na elaboração, criação e execução dos programas que atendam as necessidades e promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Áreas de atuação como saúde, educação, transporte, promoção social, trabalho, habitação,  obras, turismo e lazer; devem estar estruturadas para trabalho em rede, com interação permanente, atendimento humanizado e oferta dos serviços com qualidade, promovendo efetivamente a inclusão social.
Algumas propostas são colocadas a seguir:
·         Criação dos Grupos temáticos para o Plano Viver sem Limites (Decreto 7612- Federal);
·         Criação da Coordenadoria de Atenção a Pessoas com Deficiência;
·         Criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; 
·         Atendimento odontológico especializado, com foco na prevenção e preparo de serviços emergenciais, com equipe de profissionais que inclua Anestesista e Buco-maxilo;  
·         Ampliação dos serviços e do espaço físico no atendimento do Centro de Referência em Saúde Mental (Casa Azul) e garantia de reuniões mensais com participação da comunidade atendida e a equipe coordenadora;
·         Mudança no modelo de marcação de consultas, erradicando o sistema de “disputa de vagas” pela oferta limitada de marcação semanal/mensal;
·         Reformulação no modelo atual do NESP, ampliando o atendimento para as variadas patologias, aperfeiçoamento no trabalho técnico-pedagógico, espaço físico plenamente acessível, capacitação permanente dos profissionais e transporte dos alunos até suas residências;
·         Garantia do transporte a outras cidades da região, para Escolas e Núcleos de atendimento especializado, que atendam pessoas com deficiência residentes em São Pedro da Aldeia;
·         Concurso público para professores com qualificação em deficiência auditiva e visual;
·         Instrutor de Libras para trabalhar com alunos e familiares;
·         Profissionais da área da saúde e educação com competência no atendimento às pessoas  com Autismo, que reconheçam a patologia e consigam diagnosticar e atender dentro das necessidades especiais deste grupo específico, precocemente, para uma melhor qualidade de vida dessas individualidades;


·         Escolas regulares com atendimento à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio com atendimento Educacional Especializado (AEE) na garantia de direitos, com acessibilidade adequada a toda clientela.
·         Elaboração das Adaptações curriculares de grande e de pequeno porte.
·         Escolas especiais com atendimento aos alunos que apresentam deficiência de moderada a grave, dos quais a escola regular não consiga de modo significativo uma atenção individualizada.
·         Sala de recursos multifuncionais com profissionais habilitados no atendimento às diferenças, no contraturno da escola, não substituindo, portanto, o ensino regular, direito de todos.
·         Avaliação e acompanhamento permanente, no intuito de aperfeiçoar as ações implementadas nas unidades escolares, garantindo de fato o aprendizado e  crescimento dos alunos em um processo inclusivo, previsto em leis de garantia de direitos igualitários a todos; do qual a escola deve se preparar para receber o aluno e não o contrário.

Dessa forma, nós representantes desse grupo, requeremos atenção ao que a Lei já preconiza de maneira clara, e que as proposições descritas acima, sejam analisadas e implementadas com a máxima urgência.   

Atenciosamente,

São Pedro da Aldeia, em 31 de janeiro de 2013.
Pais representantes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário