O Art. 6º das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil define que as
propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar princípios: éticos, políticos e estéticos.
1.
“Éticos: da autonomia, da
responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente
e às diferentes culturas, identidades e singularidades.”
Respeitar os princípios Éticos significa valorizar as diferentes
culturas na sala de aula, bem como saber ouvir e ficar atentos as necessidades
de cada um, suas preocupações e anseios. É muito importante que a Educação
Infantil em suas Propostas Pedagógicas apresente qualidade na oferta de
serviços, garantindo que as crianças desenvolvam sua autonomia, e assim, façam
escolhas nas suas vidas diárias, ampliando as possibilidades de aprendizagem
com responsabilidade, solidariedade e respeito mutuo. Igualmente, que tenham
assegurado a liberdade de expressão das crianças, ampliando a visão de mundo dos
pequenos, tanto individual como coletiva.
2.
“Políticos: dos direitos de
cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.”
É muito importante que o aprendizado da criança seja significativo, ou
seja, faça parte da vida dela. E funcional, que tenha utilidade, serventia para
ela. Dessa forma então, educação para a cidadania precisa dar condições para
que os pequenos aprendam a elaborar suas ideias e opiniões, bem como respeitar
a opinião dos outros. A participação de todos deve ser valorada promovendo a
formação crítica das crianças com respeito ao coletivo, capaz, portanto, de
favorecer a interação do aluno com o grupo social em que está inserido.
3.
“Estéticos: da
sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas
diferentes manifestações artísticas e culturais.”
A valorização da sensibilidade criadora com a garantia
de acesso a técnicas de assimilação de conhecimentos e aprendizagens de
diferentes linguagens, assim como o direito à liberdade de expressão, à
confiança, à dignidade, à brincadeira, ao respeito, à convivência, à proteção e
à interação com seus pares, deve ser prioridade na Educação Infantil.
Para que ocorra um crescimento individual e coletivo, é
preciso que se propicie um ambiente de aprendizagem agradável e acolhedor, que estimule
a exploração sensorial, os jogos interativos em grupos, a descoberta de sons do
próprio corpo e a experimentação das diversas formas, amplia
as possibilidades de desenvolvimento nas diferentes manifestações culturais.
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