segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Art. 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil


O Art. 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil define que as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar princípios: éticos, políticos e estéticos.

1.                 “Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.”
Respeitar os princípios Éticos significa valorizar as diferentes culturas na sala de aula, bem como saber ouvir e ficar atentos as necessidades de cada um, suas preocupações e anseios. É muito importante que a Educação Infantil em suas Propostas Pedagógicas apresente qualidade na oferta de serviços, garantindo que as crianças desenvolvam sua autonomia, e assim, façam escolhas nas suas vidas diárias, ampliando as possibilidades de aprendizagem com responsabilidade, solidariedade e respeito mutuo. Igualmente, que tenham assegurado a liberdade de expressão das crianças, ampliando a visão de mundo dos pequenos, tanto individual como coletiva. 

2.                 “Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.”
É muito importante que o aprendizado da criança seja significativo, ou seja, faça parte da vida dela. E funcional, que tenha utilidade, serventia para ela. Dessa forma então, educação para a cidadania precisa dar condições para que os pequenos aprendam a elaborar suas ideias e opiniões, bem como respeitar a opinião dos outros. A participação de todos deve ser valorada promovendo a formação crítica das crianças com respeito ao coletivo, capaz, portanto, de favorecer a interação do aluno com o grupo social em que está inserido.

3.                 “Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.”
A valorização da sensibilidade criadora com a garantia de acesso a técnicas de assimilação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à liberdade de expressão, à confiança, à dignidade, à brincadeira, ao respeito, à convivência, à proteção e à interação com seus pares, deve ser prioridade na Educação Infantil.
Para que ocorra um crescimento individual e coletivo, é preciso que se propicie um ambiente de aprendizagem agradável e acolhedor, que estimule a exploração sensorial, os jogos interativos em grupos, a descoberta de sons do próprio corpo e a experimentação das diversas formas, amplia as possibilidades de desenvolvimento nas diferentes manifestações culturais.

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