Autor: Temple Grandin
Encontrado na INTERNET (http://www.autism.org/temple/tips.html) por
Tereza Cristina (APAE de Betim-MG) e traduzido por Kathia (Delegada Regional e
funcionária da APAE (Betim-MG)
Bons professores me ajudaram a atingir o sucesso. Eu estava
pronta para superar o autismo porque eu tive bons professores .
Na idade de dois anos e meio, eu fui colocado num berçário
estruturado com professores experientes.
Desde a idade de muito cedo, fui ensinada a ter boas
maneiras e a me comportar a mesa do jantar.
Crianças com autismo precisam ter o dia estruturado e
professores que saibam ser firmes, mas humanos.
1 - Muitas pessoas com autismo são pensadores visuais. Eu
penso por imagens. Eu não penso por linguagem. Todos os meus pensamentos são
como vídeo - tapes correndo em minha imaginação. Imagens são minha primeira
linguagem.
Os substantivos foram as palavras mais fáceis de aprender,
porque eu podia formar uma imagem em minha mente .
Para aprender palavras como "embaixo" e "em
cima", o professor podia mostrar para a criança. Por exemplo: Pegava o
avião de brinquedo e dizia: "em cima", enquanto fazia o avião
levantar da cadeira.
2 - Deve-se evitar series de instruções verbais longas.
Pessoas com autismo tem problemas de lembrar seqüências. Se a criança sabe ler,
escreva as instruções no papel. Eu sou inábil em lembrar seqüências. Se eu
pergunto a localização de um posto de gasolina, eu posso lembrar apenas três
passos. Localização com mais de três instruções tem que ser escritas. Eu ainda
tenho dificuldade de lembrar números de telefones, porque eu não posso formar
uma imagem em minha mente.
3 - Muitas crianças com autismo são bons desenhistas,
artistas e programadores de computador. Estes tipos de talento poderiam ser
encorajados. Eu penso que há necessidade de dar mais ênfase no desenvolvimento
dos talentos das crianças.
4 - Muitas crianças autistas tem fixação em um assunto, como
trens ou mapas. A melhor forma de trabalhar com essas fixações é usá-las como
motivos de trabalhos escolares. Ex.: Se uma criança gosta de trens, então use
trens para ensiná-la a ler e fazer cálculos. Leia um livro sobre trens e faça
problemas matemáticos com trens. Por exemplo: Calcule a distância que um trem
percorre para ir de New York a Washington.
5 - Use métodos visuais concretos para ensinar números e
conceitos. Meus pais me deram um brinquedo matemático que me ajudou a aprender
números. Ele consistia em um jogo de blocos que tinha comprimentos diferentes e
cores diferentes para os números de uma a dez. Com isto, eu aprendi a adicionar
e subtrair. Para aprender frações, meu professor tinha uma maçã de madeira
cortada em quatro partes e uma pêra cortada ao meio. A partir dai, eu aprendi o
conceito de quatro e metades.
6 - Eu tinha a pior letra da minha classe. Muitas crianças
autistas tem problemas com controle motor de suas mãos. Letra bonita é algumas
vezes muito difícil . Isto pode frustrar totalmente a criança. Para reduzir a
frustração e ajudar a criança a adquirir escrita, deixe-a datilografar no
computador. Datilografar é, as vezes, muito mais fácil.
7 - Algumas crianças autistas aprenderão a ler mais
facilmente por métodos fônicos, e outras aprenderão com a memorização das
palavras. Eu aprendi pelo método fônico.
8 - Quando eu era uma criança, sons altos como o da
campainha da escola, feriam os meus ouvidos como uma broca de dentista fere um
nervo. Crianças com autismo precisam ser protegidas de sons que ferem seus
ouvidos. Os sons que causaram os maiores problemas são: campainhas de escola,
zumbidos no quadro de pontuação dos ginásios, som de cadeiras se arrastando
pelo chão. Em muitos casos a criança estará pronta para tolerar o sino ou
zumbido se ele for abafado simplesmente pelo recheio de um tecido, papel ou um
tipo de cadarço ou cordão. O arrastar de cadeiras pode ser silenciado com
colocação de borrachas de tênis ou carpetes. A criança pode temer uma
determinada sala, porque tem medo que de repente possa ser submetida ao agudo
do microfone vindo do sistema amplificador. O medo de um som horrível pode
causar péssimo comportamento.
9 - Algumas pessoas autistas são importunadas por distrações
visuais ou luzes fluorescentes. Elas podem ver a centelha do ciclo 60 de
eletricidade. Para evitar este problema, coloque a carteira da criança perto da
janela ou tente evitar usar luzes fluorescentes. Se as luzes não podem ser
evitadas, use as lâmpadas mais novas que você puder conseguir. Lâmpadas mais
novas tremem menos.
10 - Algumas crianças autistas hiperativas que atormentam
todo o tempo, serão por vezes acalmados se elas forem vestidas com um colete
com enchimento. A pressão da roupa ajuda a acalmar o sistema nervoso. Eu fui
grandemente acalmado por pressão. Para melhores resultados, a roupa poderia ser
vestida por vinte minutos e então retirada por alguns minutos. Isto previne o
sistema nervoso de se adaptar a ela.
11 - Algumas pessoas com autismo em particular, responderão
melhor e terão melhorado o contato visual e a fala se o professor interagir com
elas enquanto estiverem nadando ou rolando em uma esteira. A introdução
sensória pelo balanço ou a pressão de esteira algumas vezes ajuda a melhorar a
fala. O balanço pode ser feito como um jogo divertido. Ele NUNCA deve ser
forçado.
12 - Algumas crianças e adultos podem cantar melhor que
falar. Eles podem responder melhor se as palavras forem cantadas para eles.
Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora responderão melhor se o
professor falar com elas em um leve sussurro.
13 - Algumas crianças e adultos não-verbais podem não
processar estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo. Elas são monocanais.
Elas podem não ver ou ouvir ao mesmo tempo, e não podem ser chamadas a ver e
ouvir ao mesmo tempo. A elas poderá ser dada ou uma tarefa auditiva ou uma tarefa
visual. Seu sistema nervoso imaturo não está apto a processar simultaneamente
estímulos visuais e auditivos.
14 - Em crianças não-verbais mais velhas e adultos, o tato é
algumas vezes seu senso mais confiavel. As vezes e muito mais fácil para elas
sentir. Letras podem ser ensinadas ao deixá-las tatear letras plásticas.
Elas podem aprender seu itinerário (rotina) diário, sentindo
objetos alguns minutos antes da atividade programada. Por exemplo: 15 minutos
antes do almoço, dê a elas uma colher para segurar. Alguns minutos antes de
sair de carro, deixe-a pegar um carrinho de brinquedo.
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