Tradução e adaptação de Romeu Kazumi Sassaki, 1998.
Os alunos frequentam classes comuns com colegas não deficientes da mesma
faixa etária
Este princípio assegura aos alunos deficientes e não-deficientes a
oportunidade de aprenderem uns sobre os outros e reduz o estigma experienciado
por alunos que estavam separados anteriormente.
Escola da vizinhança
Os alunos frequentam uma escola comum em sua vizinhança ou aquela que a família
escolheu por uma razão particular.
O professor ensina a todos os alunos
Em escolas inclusivas, o professor tem a responsabilidade de educar
tanto as crianças sem deficiência como aquelas com deficiência. Tem também a
responsabilidade de assegurar que o aluno deficiente seja um membro integrante
e valorizado da saia de aula.
Currículo adequadamente adaptado
Educação inclusiva significa que os alunos com deficiência estão sendo
ensinados no mesmo contexto curricular e instrucional com os demais colegas de
sala de aula. Materiais curriculares comuns podem precisar ser adaptados, mas
somente até o nível necessário para satisfazer as necessidades de aprendizagem
de qualquer aluno.
Métodos instrucionais diversificados
São aplicáveis às classes de hoje, marcadas pela diversidade humana, os
seguintes métodos: instrução multinível, a comunicação total, a aprendizagem
por cooperação, aprendizado baseado em atividades.
Colaboração entre professores e outros profissionais
A tendência para uma maior colaboração e apoio mútuo entre professores e
a preferência dos terapeutas e consultores em oferecer apoio na própria saia de
aula em vez de retirar alunos de lá beneficiam a prática educativa em geral e a
educação inclusiva em particular.
Inclusão do aluno na vida social da escola
São partes importantes da educação inclusiva os relacionamentos e
interações sociais. Assim como os demais alunos, aqueles com deficiência também
precisam participar da vida social da escola como, por exemplo, conduzindo
visitantes pela escola, ajudando no gerenciamento de equipes e trabalhando no
escritório da escola.
Quanto mais presentes estiverem esses componentes, maiores serão as
chances de que a escola incluirá crianças e jovens portadores de deficiência.
Fonte: The Roeher lnstitute, Disability, Community
and Society: Exploring the Links. North York: Roeher, 1996 p.68-69.
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