sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

GRIPE

A gripe é uma doença febril que provoca infecção principalmente nas vias respiratórias, é causada pelo potente vírus Influenza, nome popular do Ortomixo vírus. A palavra influenza surgiu na Itália, de uma crença que dizia que a doença era influenciada pelas estrelas ou pelo frio. A palavra gripe é francesa e significa capricho, gosto passageiro.

Caracteriza-se principalmente pelas dores de cabeça, febre, arrepios, dores nos músculos, tosse e dor de garganta. E é epidêmica, ou seja, atinge várias pessoas ao mesmo tempo, e pode durar cerca de cinco dias.

 Sua transmissão ocorre em especial pelas vias respiratórias. O vírus invade a mucosa do nariz e da garganta. Entre o nariz e os brônquios existem os cílios, que trabalham na defesa do organismo. Minúsculos, eles se movem num líquido salgado, a coriza, coberto por outra camada, o muco.
 O muco é carregado pelos cílios em direção à garganta e ao nariz, levando com ele os vírus e as bactérias prejudiciais ao organismo. Quando a temperatura abaixa, os cílios movimentam-se menos e a isso facilita a entrada de microorganismos, que entram no corpo e atacam as células das vias respiratórias.

Para se defender dos invasores, o nariz aumenta a produção de coriza (líquido que escorre do nariz) e de muco. Como o muco é mais pesado, afunda na coriza (camada inferior), grudando os cílios e dificultando seus movimentos. Quando o vírus atinge a célula, reproduz-se até se libertar e contaminar o organismo.

O nariz fica vermelho porque, além de ter excesso de muco, os vasos sanguíneos da região ficam dilatados para facilitar a entrada de glóbulos brancos no sangue, que irão agir na defesa do organismo.
A maior complicação da gripe é a pneumonia, geralmente causada por bactérias, e costuma atingir mais crianças e idosos. O muco das vias respiratórias é um ótimo ambiente para a reprodução de vírus e bactérias.

Para combater o vírus da gripe, o sistema imunológico concentra suas energias sobre ele e o corpo fica livre para a aparição de doenças oportunistas, que chegam por meio de vírus e bactérias. A pneumonia é uma delas.

Epidemias

Asiática
Foi a primeira epidemia de gripe mundial. Teve sua origem na Ásia e chegou à Europa em 1510. Na época, acreditava-se que era transmitida pelo vento. Teve três grandes ondas entre os séculos 16 e 19.

 Espanhola
Surgiu no final da 1ª Guerra Mundial. Matou 20 milhões de pessoas em menos de ano (1,5% da população mundial). A doença chegou ao Brasil em 1918. Entre as vítimas que fez está o ex-presidente Rodrigues Alves. Apesar do nome, teve origem na China. Ficou conhecida como espanhola entre os brasileiros porque os primeiros casos ocorreram após a chegada de um navio de imigrantes vindos da Espanha. Aqui, fez 35 mil vítimas.

 Frango
Em 1997, o vírus HSN1 fez quatro mortes em Hong Kong e colocou o resto do mundo em alerta. Antes, ele atacava apenas aves. Mas por uma mutação genética, passou a se instalar em humanos. Para evitar uma pandemia, o governo chinês foi obrigado a sacrificar 1,4 milhão de frangos.

 Hong Kong
Causada por um vírus transmitido pelas aves para os seres humanos. Ocorreu em 1968 e matou mais de 46 mil pessoas.

 Aviária
Em 2005, o H5N1 (mesmo vírus da gripe do frango) voltou a atacar em um novo surto epidêmico. Milhares de aves foram abatidas na China e em outros países asiáticos, mas isso não impediu que pessoas acabassem infectadas. Os especialistas afirmaram em notícias à rede de notícias BBC que, caso o H5N1 sofresse nova mutação e se tornasse mais facilmente transmissível, 150 milhões poderiam morrer em todo o mundo.

Nomes divertidos
Severino
Foi batizada com o nome do presidente da Câmara Federal, o deputado Severino Cavalcanti, que defende o nepotismo (contratação de parentes) dentro do serviço público. Esta gripe, causada pelo influenza, tem sintomas mais intensos. Costuma ser bastante virulenta, chegando a contaminar todas as pessoas que convivem com o doente (na maioria dos casos, sua família). Um surto da doença ocorreu entre 2004 e 2005.

 Tiazinha
Esta gripe possui fortes sintomas: febre, calafrios, dor-de-cabeça, dores musculares, falta de apetite e tosse. Tem duração de 3 a 6 dias. Ela recebeu o nome da personagem interpretada por Suzana Alves, lançada no programa de Luciano Huck. A Tiazinha usava roupas sensuais e um chicotinho. Ou seja, batia e levava o indivíduo para a cama, como a doença.

Precauções
Para prevenir, evite locais fechados, mantendo sempre o ar em circulação; e use lenços de papel descartáveis.
 
Tome mel com limão ajuda porque o mel ajuda a arrastar o excesso de muco e o limão tem o ácido cítrico, que auxilia a eliminação das bactérias.
 
Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado. A bebida quente aumenta a circulação sanguínea próxima à pele, estimulando o suor que tira do organismo as toxinas que causam febre. A urina tem a mesma função.
 
Use agasalhos, porque grandes mudanças de temperatura propiciam a disseminação de vírus. O frio também facilita a entra de microorganismos no corpo, contrai os vasos sanguíneos das mucosas respiratórias e, com menos sangue em circulação, menos anticorpos para combater os vírus.
 
Descanse, pois o corpo com mais energia pode direcionar mais reservas energéticas ao sistema imunológico.
 
O alho é considerado antigripal. Os gregos da antiguidade já recomendavam chá de alho para afastar gripes e resfriados.
 
Você ainda pode tomar a vacina contra a gripe, mas fique alerta: se você tem alergia a merthiolate e a clara de ovo, não pode se vacinar contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário