domingo, 18 de janeiro de 2015

Reflexão sobre as Classes Hospitalares e o papel do Pedagogo Hospitalar

Segundo RAMOS, baseada em Gohn, a Classe Hospitalar comparada a classe comum das escolas regulares, somente se diferencia pela especificidade do espaço destinado ao seu funcionamento e pela certificação, pois no âmbito hospitalar os alunos não recebem certificados, ficando este a cargo da escola de origem do aluno/paciente. Ambas as classes recebem educação formal com organização metodológica, curricular, sequencial, funcionamento de acordo com a rede, regulamentação em leis, ambiente próprio, necessidade disciplinar, tempo rígido e ensino sistematizado. O que não ocorre na educação não formal, cuja metodologia surge de uma problemática da vida ou emergentes situações que trazem à tona desafios depreendendo ações próprias em tempo flexível.

As duas classes, ou melhor, tanto da escola regular quanto da hospitalar, carecem de organização conforme as diretrizes nacionais, sendo assim, a Classe Hospitalar também precisa de professores certificados e concursados, pedagogos preparados para o tipo de atendimento que exigirá deles uma dose extra de afeto e reconhecimento do outro como ser único, que aprende de maneira diferenciada, e que além disso, prevê atenção especial ao seu quadro deficitário física/emocionalmente. Já na educação não formal, o ensino é ministrado fora da escola, em locais informais, por pessoas das quais interagem entre si, porém sem organização sistematizada e rígida, embora intencional. Ou seja, enquanto a educação formal se ocupa de aulas em locais propícios, o ambiente onde se dá a educação não formal é aquele onde o grupo de convivência se encontra, atendendo a necessidade específica dele. Enquanto na classe regular e hospitalar os alunos são diferenciados por séries e recebem ensino sistematizado relacionados ao nível de aprendizado em que se encontram, a educação não formal “atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo” e capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo”.
O papel do Pedagogo Hospitalar para Ramos(2007) é fundamentalmente “escutar seu aluno, garantir sua aprendizagem, levá-lo às experiências enriquecedoras”. Escutar seu aluno, uma ação importante para o desempenho de um bom trabalho e a garantia de um aprendizado expressivo, capaz de promover mudanças. Também é papel do Pedagogo Hospitalar planejar, organizar e coordenar cursos de capacitação aos funcionários do hospital promovendo sua capacitação em serviço. 

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