terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto Copa do Mundo

Juraci Reis

Público-alvo: turma de alfabetização

1 - Introdução:
O projeto com o tema copa do mundo abrangerá uma diversidade de textos e formas que ajudará na composição de um ambiente alfabetizador, levando os alunos a possibilidade de um aprendizado mais significativo. Através de um tema que permite muitas formas de trabalho, visamos envolver a todos de maneira contagiante, de tal forma, que os alunos serão levados a participar da construção do seu conhecimento, tanto individualmente quanto coletivamente, seja manuseando materiais, vivenciando situações, experimentando, tudo isso de maneira muito prazerosa.

2- Justificativa:
Este ano o Brasil sediará o Mundial de futebol e como uma paixão nacional, os pequeninos não podem ficar de fora da festa. Assim com a aproximação da Copa, faz-se necessário, aproveitar a contextualização do tema no desenvolvimento da leitura e da escrita, visto ser este o assunto da vez em que os pais, vizinho e amigos estarão sempre falando nas conversas seja em casa, na escola ou nas ruas.
Em outubro de 2007, quando a FIFA ratificou o Brasil como sede da Copa do Mundo no ano de 2014, pesquisas apontaram uma aprovação de 79% (Datafolha-nov2008). Em janeiro de 2014, o mesmo Instituto de pesquisa, constatou um índice favorável ao evento de 52%.
Passados quase sete anos desde então, os brasileiros têm mostrado cada vez mais que não aprovam a realização dos jogos no país. Dentre os fatores para o aumento da rejeição, os altos custos com a organização do torneio: gastos absurdos dedicados exclusivamente para atender as exigências do chamado “Padrão FIFA”, seja nos estádios que sediarão as competições, como também nas prometidas melhorias nas cidades-sedes, que incluem, entre outras coisas, investimentos na infraestrutura, transporte, segurança e estradas. As manifestações populares têm demonstrado esta insatisfação, ao questionar as mazelas nos sistemas de educação, saúde, habitação, mobilidade, cujos sistemas precisam de maiores investimentos e melhor controle na aplicação dos recursos.
O alto preço dos ingressos inviabiliza a presença do ”povão”, mas mesmo assim a procura para compra é dez vezes superior a oferta anunciada, demonstrando empreendimento de vendas, favoráveis à FIFA.
Mas a realização da Copa passa a ser evento de menor importância para o brasileiro, pois conforme pesquisa CNT/MDA (janeiro de 2014), 75,8% dos entrevistados consideram "desnecessários" os investimentos realizados pelo governo no Mundial. Outros 80,2 por cento discordam dos gastos com construção e reforma de estádios e preferem que os recursos sejam aplicados em outras áreas.
Conforme Marlena Novaes (2013), ao citar  Piotr Kropotkin : “Nenhuma revolução social pode triunfar se não for precedida de uma revolução nas mentes e corações do povo.” A estratégia de aglutinar pessoas em Manifestações através das redes sociais, representa um novo momento na luta por melhor qualidade de vida, priorizando temas que alcançam toda a população brasileira, na busca da almejada justiça social. Este momento é revolucionário e irreversível. Ninguém mais poderá calar a voz do povo nesta era regida pelo recurso tecnológico.
Com o objetivo de tornar o ensino significativo e funcional, a proposta é contextualizar trazendo as questões pertinentes ao tema, sem fugir daquilo que o aluno sabe e pode contribuir para o aprendizado e crescimento de todos. 
Empreendendo após explorar o tema oralmente, a compreensão do sistema de base alfabética, o aluno vai alcançando o sistema de escrita, partindo das várias situações criadas em que experimentarão diversas possibilidades de uso de diferentes textos, caracterizando um ambiente alfabetizador. Assim, em um ambiente alfabetizador, vai se criando possibilidades, visando a formação de leitores e escritores capazes de emitir opiniões e saber ouvir as opiniões alheias, tudo isso propiciando o progresso da escrita, acrescendo assim sua competência leitora, da qual o aluno irá se beneficiar em todas as disciplinas, pois o tema leva a variadas habilidades tanto de linguagens quanto das ciências.
No cotidiano, como exercício de cidadania, programar discussão sobre o impacto da Copa do Mundo no Brasil, sobre os movimentos sociais que abalaram a estrutura do país diante do mundo e sacodiu o governo, as prováveis melhoria na comunicação e no transporte no contexto brasileiro e, a respeito de quem têm ou não têm acesso aos jogos, fazendo-os refletir a respeito e opinar.
Explorando essa temática pretende-se alcançar uma melhor Linguagem Corporal e Oral, além das habilidades de consciência fonológica e desenvolvimento da expressão Cinestésico-corporal, abarcando, portanto, variados discursos que culminará com um produto final, podendo ser em forma de livretos, panfletos, jornal mural, peça teatral, com a intensão não só de expor um trabalho realizado à comunidade escolar, mas, sobretudo com o aprendizado da leitura e da escrita consolidado.

3- Metodologia:
  1. Sempre na rodinha para discussão coletiva em todas as aulas, com tomada de decisões em conjunto com os alunos, partindo do conhecimento prévio e instigando-os a conversar sobre o assunto: time de futebol preferido, por exemplo, é um bom começo, fazendo em seguida uma lista de times da turma, para logo a seguir, pesquisar quais jogadores saíram de seus times para compor a seleção brasileira. Instiga-los a tecer considerações sobre as notícias de confrontos com a polícia e os atos de expressão de cidadania e outros de  vandalismo de grupos contrários a Copa.
  2. Utilizar vídeos curtos em que o Brasil tenha jogado, na atualidade, questionando o que viram em campo, mostrando jogadores, jogadas e incitando-os a relacionar tudo o que compõe um jogo de futebol.
  3. Fazer listas de nomes dos nomes de jogadores brasileiros e afixar na parede da sala, junto à lista de nomes dos alunos. Fazer o mesmo com os nomes dos países participantes da Copa do Mundo, com o professor sendo seu escriba.
  4. Utilizar a lista de nomes deles, dos jogadores e dos países para auxiliar na reflexão da escrita das palavras iniciadas ou terminadas com uma determinada letra, quantas e quais letras utilizaram.
  5. Partir do que eles sabem para leva-los a uma viagem no tempo, apresentando todos os campeonatos mundiais em que o Brasil participou, principalmente aqueles que o consagrou campeão. Utilizando vídeos para essa finalidade;
  6. Fazer com eles a linha do tempo dos títulos brasileiros, pesquisando em que país aconteceu cada mundial e localiza-los nesse tempo (fazer uso de fotos dos alunos e das seleções campeãs: ano do nascimento, quantos titulo o Brasil ganhou antes e depois de seu nascimento), utilizar calendários, folhinhas, relógios, quadros de tabelas, certidão de nascimento;
  7. Afixar nas paredes da sala os mapas do Brasil e do mundo, localizando cada país que sediou a copa e os países participantes da copa do Brasil em cores diferentes. Com o uso de barbante ou lãs coloridas e alfinetes, levar todos os países até o Brasil, no Estado aonde será os jogos.
  8. Utilizar todos os momentos propícios no desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita e, portanto selecionar textos pesquisados em jornais e revistas, a respeito do tema para a leitura em classe.
  9. Promover junto com os alunos e parceria com a família uma pesquisa da cultura de cada país, explorando temas comuns a todos tais como: comida, vestimentas, Língua, moeda, meio de transporte, esporte mais importante, pontos mais famosos, nomes de pessoas famosas, de animais, sistema de escrita, folclore, etc. afixando no mural da escola para ser visto e lido por todos.
  10. Utilizar CDs com músicas da seleção brasileira, fazer cartazes das letras da música, montar quebra-cabeça das letras.
  11. Explorar ao máximo os nomes que aparecem no futebol tais como: drible, arremesso lateral, pênalti, escanteio, tempo, bola, gol, chuteira, bandeirinha, gandula, rede, traves, camisa, caneleira, campo, chute, goleada, treino, empate, impedimento, garra, dividida, distância, jogador, travas, goleiro, treinador, falta, torcida, adversário, força, movimento, velocidade, posição, arquibancada, campo, área, corpo, etc.;
  12. Discutir com o grupo as características e formas de organização dos jogos, acompanhando a tabela e pontuação. Sempre discutir acontecimentos decorrentes dos jogos, bem como valores e responsabilidades;
  13. Produzir palavras com as mesmas sílabas dos nomes estudados. Ou seja, utilizar as sílabas dessas palavras para formas outras;
  14. Propor redações coletiva e individual a partir dos jogos realizados. Fazer revisões dos textos coletivos e em dupla;
  15. Fazer palavras cruzadas, caça-palavras, bingo de letras e de palavras, jogos de forca, jogo da memória, jogo da velha, dominó;
  16. Construir um tabuleiro de jogo de botão para ser utilizado na hora da recreação.
  17. Utilizar recortes de jornais com imagens, debatendo sobre as mesmas;
  18. Montar times de futebol na turma: trabalhar conceitos de trabalho em equipe, respeito ao adversário, ganhar e perder, relação de gênero, etc.;
  19. Finalizar, após explorar todas as possibilidades, com a elaboração de  um livro da turma, com textos e imagens produzidos pelos alunos para ser lido por outras classes. Antes, porém, exposto em uma tarde de autógrafo com a participação da comunidade escolar. 

 4- Formas de registro:

As atividades abaixo serão organizadas em dupla ou em grupo, porém com atendimento individualizado, acompanhando como cada um apreende o conteúdo:
  • Lista de nomes dos jogadores da Seleção Brasileira em ordem alfabética;
  • Lista dos nomes dos países que participarão do Mundial em ordem alfabética;
  • Estudos das Bandeiras dos países: formas, cores, confecção;
  • Localização dos países no Mapa, ligando-os ao Brasil (utilizar o mapa do mundo, do Brasil, do Rio de Janeiro e se possível, do município);
  • Pesquisa sobre a cultura dos povos desses países e comparar com a cultura brasileira: comida, vestimentas, Língua, moeda, meio de transporte, esporte mais importante, pontos turísticos mais importantes, nomes de pessoas famosas, animais, sistema de escrita, folclore;
  • Leitura de notícias, propagandas, reportagens e panfletos;
  • Listas das palavras utilizadas no futebol: posições em que os jogadores jogam, nomes das partes do campo, nomes de jogadas, números nas camisas etc.;
  • Observação da tabela da copa: quantos países, quantos grupos, quantos em cada grupo, qual grupo o Brasil está, quem vai jogar com o Brasil;
  • Letras de músicas da copa;
  • Linha do tempo da copa, relacionando com a linha do tempo do aluno: quantos anos tinham quando o Brasil ganhou o título tal, o antes e o depois, décadas, vultos históricos em cada década, acontecimentos no Brasil e no mundo em cada década;
  • Leitura em jornais e revistas
  • Jogos e brincadeiras como: palavras cruzadas, caça-palavras, bingo de letras e de palavras, jogos de forca, jogo de botão;
  • Utilização da Caixa Matemática com: dinheirinho, fichas numéricas, palitos, tampinhas, etc.
  • Confecção de murais, quadro de avisos, cartazes, com os resultados e acontecimentos da copa;
  • Produção de textos, pinturas e desenhos.


REFERÊNCIA:

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização: ano 02, unidade 07 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado: ano 3: unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem: ano 2: unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: ano 1 : unidade 3 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília:
MEC, SEB, 2014.

(Disponíveis em http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 com acesso a 18/04/14)

NOVAES, Marilene. A respeito das manifestações ocorridas no Brasil: movimentos sociais baseados em rede ou o que diz a voz do povo, 2013.
(Disponível em http://espacoacademico.wordpress.com/2013/06/25/ ) com acesso em 23/04/14

2 comentários:

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    1. Obrigada Soraya! Aceito sugestões, e as suas são sempre bem vindas e de muita relevância, pois a interação com você, só enriquece quem teve a oportunidade.

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