Plano
de aula
Tema:
Brasil globalizado
Público
alvo: alunos das séries iniciais
1.
Objetivos:
·
Identificar as características da
globalização e o impacto econômico, social, político e cultural do país e a
influência na vida das pessoas e no ambiente.
·
Entender o processo de globalização como
sendo diferenciado para países pobres e países ricos.
2.
Metodologia:
o
Diálogo onde
todos podem expressar suas opiniões
o
Aula passeio
o
Debates
o
Vídeo-aula
o
Trabalho em grupo e individual
o
Pesquisa de campo
o
Entrevista
o
Tabelas e gráficos
3.
Recursos:
o
Rótulos e etiquetas de produtos diversos
o
Vídeos
o
DVD
o
Papel pardo
o
Caneta pilot
o
Jornais e revistas
4.
Desenvolvimento:
1º momento:
§ Na roda
de conversa, buscar o conhecimento prévio dos alunos sobre Globalização. Pedir
para fazerem anotações de suas hipóteses. Perguntar para aguçar a temática, se
eles gostam de jogos, se tem acesso a celular ou vídeo game, por exemplo, dando
inicio a conversação. Influir o debate sobre propagandas e compras, necessidade
e supérfluo;
§ Após
ouvi-los, buscando registrar tudo que disserem sobre o tema, leva-los a debater
sobre a influência de outros países e suas culturas em nossas vidas. Logo em
seguida induzi-los a assistir o vídeo “Globalização
- Tecnologia e a mudança na vida das Crianças”.
§ Instiga-los a responder as
perguntas contidas no vídeo e realizar uma pesquisa com outros alunos do
colégio utilizando a mesma temática do vídeo. Promover debate sobre o resultado.
§ Produzir tabela e gráfico com o
resultado da pesquisa, expondo na escola.
2º momento:
§ Sair da escola para aula-passeio em
comércio local com a finalidade de pesquisa e análise dos produtos que
utilizamos e os locais de sua fabricação. Tomar notas do nome do produto, o
preço, para que serve, e aonde foi produzido. Fazer isso em pelo menos três
lojas diferentes.
§ Retornar à classe e tabular a
pesquisa registrando em tabelas e gráficos.
§ Recortar de encartes, jornais ou
revistas os produtos pesquisados e montar um mural localizando no mapa o lugar
de onde veio o produto pronto e de onde saiu o material para fabricá-lo.
3º momento:
Trabalhar o efeito positivo e
negativo da Globalização influindo em nossa vida.
§ Leva-los a debate sobre pontos
negativos e positivos da globalização.
§ Realizar pesquisa na Internet,
anotar pontos principais que se contrapõe.
4º momento:
§ Assistir ao vídeo “História das coisas”
§ Debater sobre as informações contidas
no vídeo, com reflexão crítica sobre a atuação de todos nós no processo.
§ Redigir textos informativos sobre o
assunto e o que entenderam do vídeo ressaltando as informações que mais chamou
a atenção.
5º momento:
§ Montar jornal mural com
representação de toda pesquisa realizada desde o 1º momento e expor para a
comunidade escolar.
§ Para finalizar, comparar as
informações com o conhecimento prévio e concluir se suas hipóteses foram
confirmadas ou precisaram ser reformuladas.
5.
Referência:
Universidade
Santa'Anna .Grupo de trabalho do Grupo Evolução, do curso de Pedagogia - 6
semestre, disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação. Sob orientação do
Professor-Orientador: Jonatas. Globalização
- Tecnologia e a mudança na vida das Crianças. Disponível em:
http://mais.uol.com.br/view/qk2yl9p7c9v0/globalizacao--tecnologia-e-a-mudanca-na-vida-das-criancas-0402CD993362DCC13326?types=V&
e também http://www.youtube.com/watch?v=RXCFs2wUNQo
acesso em 20/04/14
História das coisas. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=x_PmgSf3LSs com acesso em 21/04/14
Nenhum comentário:
Postar um comentário