terça-feira, 29 de abril de 2014

Brasil Globalizado - Plano de aula

Plano de aula
Tema: Brasil globalizado
Público alvo: alunos das séries iniciais

1.    Objetivos:
·         Identificar as características da globalização e o impacto econômico, social, político e cultural do país e a influência na vida das pessoas e no ambiente.
·         Entender o processo de globalização como sendo diferenciado para países pobres e países ricos.

2.    Metodologia:
o   Diálogo onde todos podem expressar suas opiniões
o   Aula passeio
o   Debates
o   Vídeo-aula
o   Trabalho em grupo e individual
o   Pesquisa de campo
o   Entrevista
o   Tabelas e gráficos

3.    Recursos:
o   Rótulos e etiquetas de produtos diversos
o   Vídeos
o   DVD
o   Papel pardo
o   Caneta pilot
o   Jornais e revistas

4.    Desenvolvimento:

1º momento:
§  Na roda de conversa, buscar o conhecimento prévio dos alunos sobre Globalização. Pedir para fazerem anotações de suas hipóteses. Perguntar para aguçar a temática, se eles gostam de jogos, se tem acesso a celular ou vídeo game, por exemplo, dando inicio a conversação. Influir o debate sobre propagandas e compras, necessidade e supérfluo;
§  Após ouvi-los, buscando registrar tudo que disserem sobre o tema, leva-los a debater sobre a influência de outros países e suas culturas em nossas vidas. Logo em seguida induzi-los a assistir o vídeo “Globalização - Tecnologia e a mudança na vida das Crianças”.
§  Instiga-los a responder as perguntas contidas no vídeo e realizar uma pesquisa com outros alunos do colégio utilizando a mesma temática do vídeo. Promover debate sobre o resultado.
§  Produzir tabela e gráfico com o resultado da pesquisa, expondo na escola.

2º momento:
§  Sair da escola para aula-passeio em comércio local com a finalidade de pesquisa e análise dos produtos que utilizamos e os locais de sua fabricação. Tomar notas do nome do produto, o preço, para que serve, e aonde foi produzido. Fazer isso em pelo menos três lojas diferentes.
§  Retornar à classe e tabular a pesquisa registrando em tabelas e gráficos.
§  Recortar de encartes, jornais ou revistas os produtos pesquisados e montar um mural localizando no mapa o lugar de onde veio o produto pronto e de onde saiu o material para fabricá-lo.

3º momento:
Trabalhar o efeito positivo e negativo da Globalização influindo em nossa vida.
§  Leva-los a debate sobre pontos negativos e positivos da globalização.
§  Realizar pesquisa na Internet, anotar pontos principais que se contrapõe.

4º momento:
§  Assistir ao vídeo “História das coisas”
§  Debater sobre as informações contidas no vídeo, com reflexão crítica sobre a atuação de todos nós no processo.  
§  Redigir textos informativos sobre o assunto e o que entenderam do vídeo ressaltando as informações que mais chamou a atenção.

5º momento:
§  Montar jornal mural com representação de toda pesquisa realizada desde o 1º momento e expor para a comunidade escolar.
§  Para finalizar, comparar as informações com o conhecimento prévio e concluir se suas hipóteses foram confirmadas ou precisaram ser reformuladas.

5.    Referência:
Universidade Santa'Anna .Grupo de trabalho do Grupo Evolução, do curso de Pedagogia - 6 semestre, disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação. Sob orientação do Professor-Orientador: Jonatas. Globalização - Tecnologia e a mudança na vida das Crianças. Disponível em: http://mais.uol.com.br/view/qk2yl9p7c9v0/globalizacao--tecnologia-e-a-mudanca-na-vida-das-criancas-0402CD993362DCC13326?types=V& e também http://www.youtube.com/watch?v=RXCFs2wUNQo acesso em 20/04/14

História das coisas. Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=x_PmgSf3LSs com acesso em 21/04/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário