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sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Meios de Comunicação: O que usamos que nossos avós não usaram?

PÚBLICO ALVO:
Educação infantil – 1° Ano Ensino Fundamental

CONTEÚDO:
Meios de Comunicação – de antigamente aos dias de hoje

JUSTIFICATIVA:
A princípio achei que seria simples montar um plano com esse tema, me enchi de ideias, porém ao dar início percebi não ser assim tão fácil como pensava. Durante a pesquisa logo entendi que não poderia me aprofundar tanto, entrando na complexidade da história dos meios de comunicação para essa faixa de idade, em um espaço tão curto de tempo, porém, também não poderia deixar de dar importância devida ao seu conteúdo histórico. Então pensei em fazer um resgate dos meios de comunicação da época dos avós das crianças, incitando-os a reconhecer, pesquisando, do antigamente até hoje, e partindo deles, os avós, com a valorização da cultura dessa família, comparar com os existentes atualmente, vendo suas semelhanças e diferenças, para ir além, na pesquisa da comunicação do período pré-histórico. Pensei em um nome e me veio a mente “O que temos que nossos avós não tinham” e depois “O que usamos que nossos avós não usaram”.
O propósito a princípio foi construir um ambiente alfabetizador e para isso, entendi não bastar somente desenvolver uma rotina ou trabalhar o conteúdo contido no currículo, imprescindível entender que "[...] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita das quais as crianças têm oportunidade de participar" (RCNEI; SEF, 1998, p. 154). Mas para isso, não basta encher a sala de objetos de leitura para que seja de fato um ambiente alfabetizador, necessário também, que haja a intervenção adequada, igualmente um comportamento leitor por parte do professor, e, de promover estratégias pedagógicas que reconheça o saber dessa criança.
Importa também que os alunos saibam da evolução dos meios de comunicação, pois grande parte considera que sempre foi da forma que eles conhecem hoje, não alcançando a dimensão das diferenças entre passado e presente. Nesse contorno, um planejamento que leve em conta os jeitos de viver e o uso tecnológico transpondo os tempos, além de colaborar com a noção de passado e presente, é, sobretudo, bastante significativo, para um aprendizado que leva em consideração o saber do aluno e a sua história de vida.
Para tanto se procura atingir um grau de participação tal que proporcione motivação para o aprendizado, no caso, dos meios de comunicação, utilizados antigamente e na atualidade, comparando e analisando as formas e as transformações. Pretende-se que percebam as mudanças e o avanço dos Meios de Comunicação, provocando interesse pela valorização das novas tecnologias a partir da reflexão e conhecimento de como surgiram no contexto histórico.

OBJETIVO GERAL:
  • Contribuir para que o aluno construa conhecimentos, com ludicidade, asseverando a participação de todos nas atividades que possibilite vivências reais de aprendizagem, através de manipulação de materiais concretos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Motivar os alunos a:
  • Identificar entre os Meios de Comunicação apresentados, aqueles que fazem parte da atualidade (da vida deles) e do passado distante (vida de seus avós e antes deles)
  • Desenvolver trabalhos em grupo e individual relacionado ao tema proposto;
  • Pesquisar meios de comunicação utilizados por seus familiares em diferentes épocas tecendo comparações entre os meios de comunicação da atualidade e de antigamente;
  • Produzir desenhos e pinturas e, criar com materiais diversos, adequados à idade, objetos relacionados ao tema;
  • Pesquisar os diferentes nomes dos meios de comunicação, a sua origem; significados e serventia, no passado e na atualidade;
  • Debater sobre os direitos sociais, culturais e políticos das pessoas, de acesso à tecnologia no tempo histórico.

METODOLOGIA:
  • Roda de conversa
  • Trabalho em Grupo
  • Diálogo
  • Trabalho Individual
  • Aula interativa
  • Técnicas de arte

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Cartões com nomes dos alunos
  • Quadro magnético com referência a atualidade e ao passado, utilizando imagens e palavras.
  • Blocos
  • Tambor
  • Materiais para desenho e pintura
  • Imagens com o tema trabalhado, imantadas.
  • Material reciclável
  • Rádio
  • Aparelho celular
  • Aparelho fixo
  • Envelope de cartas
  • Telegrama
  • Vídeo
  • Laptop
  • Livros

CRONOGRAMA:
Uma semana – 5 dias letivos

DESENVOLVIMENTO:
Primeiro momento:
Chamadinha – utilizando os nomes previamente preparados em papel cartão: Mostrar a primeira letra de cada nome e a final, um por um e fazer suspense tampando as demais para tentarem descobrir quem é o dono daquele nome.
Hora da novidade – apresentar uma caixa surpresa e anunciar que tem uma novidade que todos gostarão. Fazer suspense. Antes de abrir a caixa contar uma estória inventada na hora, se inserindo nela, que dependa de uma comunicação rápida. Pode ser, por exemplo: Ah! Coloquei o feijão para cozinhar e vim pra cá, esqueci a panela no fogo, vê se pode isso? e agora, o que eu faço? / Ou, preciso dar um recado para uma amiga me encontrar amanhã no colégio, como faço isso, vocês podem me ajudar? / Tenho que marcar uma consulta nesse momento e não posso ir até lá agora, pois estou aqui. O que fazer? / Meu filho estuda muito longe e preciso da opinião dele na obra de casa. Como posso fazer isso? Etc. Lançar questões para que encontrem solução. Explicar que assim como seus nomes sevem a cada um de forma individual, também as coisas possuem nomes próprios delas. Logo após:
  1. Solicitar que um por vez enfie a mão na caixa e pegue uma surpresa. Apresentar os diversos meios de comunicação através de imagens, em diversas épocas desde a pré-história até hoje, em diferentes modelos para serem manipulados; levantar questões como: quem deu nome a vocês? Quem eles acham que deu nome a todas aquelas coisas?
  2. Perguntar aos alunos qual eles conhecem; qual eles acham que era da época da vovó e do vovô e por que; quais dos meios de comunicação são da época deles? Provocar reflexões de acordo com as respostas;
  3. Pedir para separarem na coluna certa: época da vovó e do vovô; minha época; antes da vovó e do vovô.
  4. Comparar e registrar a quantidade na lousa desenhando um gráfico de três colunas, podendo ser em papel pardo, previamente preparado. Fazer tudo com a participação dos alunos;
  5. Pesquisar junto a família, os meios de comunicação de quando eram crianças;;
  6. Participar de encontro, com a família trazendo seus conhecimentos através de depoimentos em que responderá perguntas dos alunos a respeito da sua cultura de seus antepassados relacionados ao tema em questão;
  7. Montar cartazes com a representação do tema pesquisado, utilizando as figuras da caixa.
.
Segundo momento:
Sempre utilizando a rotina, na hora da novidade para avançar no conhecimento do tema proposto:
  • Pedir para reconhecerem as letras iniciais e finais buscando em seus nomes próprios as semelhanças nas letras iniciais e finais nos nomes dos meios de comunicação;
  • Fazer listas de nomes com a inicial do seu nome próprio e relaciona-los a respectiva imagem;
  • Colocar em ordem alfabética um conjunto de palavras com os nomes dos meios de comunicação e ordena-los segundo a sua época antiga/ atual: tambores, fumaça, televisão, máquina fotográfica, computador, internet, telefone, celular, desenhos, cartas, pombos etc;
  • No Laboratório de Informática, utilizando o computador e a navegação pela internet pesquisar os meios de comunicação que resiste ao tempo, e a sua  origem;
  • Debater sobre os direitos das pessoas ao acesso a tecnologia: quem tem ou não e por que; Quem teve acesso antigamente? E agora, na nossa época?

  • Registrar em forma de texto e desenhos, do jeito deles, o que apreenderam nas atividades investigativas.

Terceiro momento: Atividade - coordenação

·         Passar vídeo contando a história dos meios de comunicação ou de um dos meios de comunicação e sua evolução como no caso da televisão – o vídeo: Kika- De onde vem a televisão?
·         Diante dos meios de comunicação estudados, solicitar separem em conjuntos aqueles dos quais fazem uso do que não fazem. Pedir que expliquem porque não usam.
·         Manipular objetos representando os meios de comunicação atuais, classificando-os pelo grau de importância na vida deles;
·         Confecção de um dos meios de comunicação utilizando diferentes técnicas: material reciclável, modelagem em massinha ou papel mascado, desenho e pintura livre.

Quarto momento: Letramento/Matemática – tratamento da informação

  1. Utilizando materiais como potes de margarina, blocos ou caixas de fósforo, por exemplo, pesquisar meios de comunicação utilizados nas casas dos alunos, montando gráfico de barras ao vivo:
·         Todos sentados ao chão receberão instruções de como será a brincadeira de contar;
·         Previamente, preparar na mesa do professor ou juntar as mesas dos alunos, com várias figuras de diferentes meios de comunicação atuais com seus respectivos nomes;
·         Pedir aos alunos que um por vez coloque o seu pote acima da figura, se em sua casa possui aquele meio de comunicação e assim por diante;
·         Fazer isso com todos em no máximo cinco tipos, utilizando a quantidade de potes, blocos ou caixa de fósforos necessário;
  1. Montar ao vivo um gráfico contando cada peça com os alunos;
  2. Entregar papel e lápis coloridos, solicitar que representem com desenhos, o gráfico montado com potes e figuras;
  3. Acompanhar o desenvolvimento da atividade dando suporte em caso de necessidade.

Quinto momento:
Fazer uma linha do tempo marcando os meios de comunicação no tempo;
Montar um jornal mural com toda pesquisa realizada, para expor o trabalho a toda unidade Escolar.

ESPAÇO FÍSICO:
Será aproveitado todo espaço possível da escola tais como: biblioteca; laboratório de informática, sala de aula, sala multimeios; também outros locais da cidade: museu da comunicação (se existir), locais da cidade que conta a história da evolução dos meios de comunicação desde a chegada deles, monumentos históricos da cidade; residência dos alunos e de seus familiares.

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará durante a aula, pela observação da participação, do interesse, do relacionamento e desempenho de cada aluno, entendendo as peculiaridades e aceitando-as como diferenças capazes de promover o enriquecimento da prática pedagógica.
Também será possível observar a cooperação, o respeito e o cuidado com o outro durante a execução das tarefas. Sendo essa parte da avaliação, a meu ver, de muita valia, por tratar-se de atitudes relativo a valores sociais que refletem por toda vida.

REFERÊNCIA

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
__________.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No 9.394/96
 __________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MARINS, Escola Municipal Edilson Vignoli. Projeto Político Pedagógico, 2013.
Kika - De onde vem a televisão? disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=3nC_QF7u24o> acesso as 20:34 de 12 AGOS. 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O QUE É MESMO O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM? . Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000.
Memória das palavras / coordenação do projeto Ana Paula Brandão. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

A idade do Brasil 2 -Brasília : Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância, 1999.: 64 p.: il. ; 16 cm.- (Cadernos da TV Escola. Idade do Brasil ISSN 1517-4425 n.2) 

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