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domingo, 23 de dezembro de 2012

Modelos de Planejamentos


Tema central:

Objetivos:

Conteúdo:
Procedimentos de ensino
Recursos
Procedimentos de avaliação













Modelo de Nelson Piletti


Escola:                                                                            Disciplina:                                                          Data:
Série:                                                                              Professor:
Unidade didática:

Objetivos Específicos
Conteúdos
Nº aulas
Desenvolvimento Metodológico














Preparação:


Introdução do assunto:


Desenvolvimento e estudo ativo do assunto:


Sistematização e aplicação:


Tarefas para casa:


Avaliação:
Referencial teórico:
Modelo de José Carlos Libâneo

3 - Modelo de Imídeo Nérice (tecnicista):

1 Cabeçalho
2 Objetivos
3 Motivação
4 Desenvolvimento da aula
  • Revisão da aula anterior e articulação com a experiência passada do aluno.
  • Assunto novo.
  • Síntese ou resumo
5 Procedimentos didáticos:
  • Técnicas de ensino a empregar
  • Material didático a ser usado
  • Atividades previstas para os alunos
  • Fixação, integração e avaliação
  • Tarefas
6 Notas complementares:
  • Enriquecimento do vocabulário
  • Questão proposta para reflexão
  • Assunto provável da próxima aula
  • Bibliografia
7 Crítica da aula
  • O que não foi realizado?
  • Por quê?
  • Que deve passar para a aula seguinte e o que deve ser reelaborado?
  • Como melhorar a aula?
  • Observações e ocorrência durante a aula.


4- Modelo simplificado:

Identificação:
Local:                           Disciplina:
Tema:                          Série:             Turma:
Data:                           Duração:
Objetivos:


Esquema do conteúdo:



Descrição do desenvolvimento metodológico
Introdução ao assunto:


Desenvolvimento do conteúdo:



Síntese Integradora:



Recursos Humanos, Pedagógicos e Físicos:

Avaliação da aprendizagem:

Referencial Teórico:




5- Plano de aula de Celso Vasconcelos:

  • Assunto: indicação temática a ser trabalhada.
  • Necessidade: explicitação das necessidades percebidas no grupo e que justificam a proposta de ensino.
  • Objetivo
  • Conteúdo
  • Metodologia: explicitação dos procedimentos de ensino, técnicas, estratégias, a serem utilizadas no desenvolvimento do assunto.
  • Tempo
  • Recursos
  • Avaliação
  • Tarefa: suas funções básicas são o aprofundamento e síntese do que está sendo visto em classe, assim como, ajudar o aluno a ter representações mentais prévias disponíveis correlatas ao assunto a ser tratado nas aulas seguintes.
  • Observações: suas anotações, reflexões e avaliação sobre a caminhada, tornando a aula um instrumento de pesquisa sobre a prática. É preciso resgatar o hábito de escrever sobre a prática (Diário de bordo), tendo em vista a possibilidade de uma reflexão mais sistemática.

6- Plano de aula para Juan Díaz Bordenava e Adair Martins Pereira:

  • Preparação da classe: o professor inicia o relacionamento com seus alunos, se faz conhecer se é novo, conhece os alunos e, em geral, define seu papel de orientador democrático.
  • Apresentação de uma situação-problema: o professor coloca um desafio frente aos alunos, para excitar sua curiosidade, incita-lhes a pensar, a procurar a solução. O problema pode ser apresentado como uma pergunta, como uma afirmação a ser constatada, como um caso de estudo, como um paradoxo, etc.
  • Pesquisa conjunta da solução: os alunos, desafiados pelo problema, procuram a solução. Para isso, o professor lhes orienta no uso de técnicas variáveis de pesquisa (biblioteca, entrevista, dados estatísticos, correspondência, laboratório, debates, discussões, etc.). O trabalho é fundamentalmente dos alunos, preferivelmente em grupos.
  • Teorização: as descobertas dos alunos necessitam ser organizadas e explicadas. Só assim poderá haver transferência e generalização da aprendizagem. De fato, aprender fatos não é ainda aprender. As observações devem ser levantadas ao nível da teoria. Esta é uma responsabilidade do professor, no sentido de ajudar os alunos a criar modelos ou estruturas, nas quais aparecem as principais variáveis do problema e suas relações recíprocas.
  • Aplicação: Os alunos testam, contra a realidade, a validade do que foi aprendido. Aí reinicia-se o ciclo, passando a outra situação-problema, que incorpore o já aprendido como um dado a mais.
REFERENCIAL TEÓRICO
1.     BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 1989. p.  117-118.
2.     LEITE, Lígia Silva (coord) et all. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003
3.     LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. p. 221-247
4.     MARTINS, José do Prado. Didática geral. São Paulo: Atlas, 1988. p. 183-194.
5.     NÉRICI, Imídeo G. Introdução a Didática Geral. Rio de Janeiro: Ed. Científica, s.d., 149-157.
6.     PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23 ed. rev. São Paulo: Ática, 2003.  p. 60-85
7.     VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 5. ed. São Paulo: Libertad, 1999. p. 148-151.




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