Por Juraci Reis
Tema: Galinha
Justificativa:
O Projeto “Quem nasceu primeiro?” será realizado
por crianças do Ensino Fundamenal I, em área rural da cidade. A ideia deve surgir de
questões dos próprios alunos, sendo assim, partiremos das muitas vezes em que
escutamos galinhas e galos cantando durante o tempo de aula. Todas as vezes que
acontece, alguns alunos anunciam maus agouros, outros algumas outras crendices
e superstições, ou então dizem que é somente postura. Sempre têm o que falar. Além
disso, para desencadear o tema podemos ler muitas histórias com o personagem
galinha, como por exemplo, “A galinha que sabia ler” de Sandra Aymone. Ao ouvir a história e conversarmos
sobre galinhas, uma tempestade de assuntos sobrevirão e com isso, os motivarão
a adentrar nas pesquisas sobre aves e animais vertebrados, além de outros
assuntos, contextualizados. Baseado nesse encadeamento tão enriquecido de
saberes, unindo “o útil ao agradável” daremos início ao projeto com o tema “GALINHA”, indo além do som e das histórias escutados entre as paredes da escola ou de
suas casas. Com ele embrenharemos por esse mundo fantástico de conhecimento
popular, integrando-o ao científico de forma interdisciplinar, baseando-nos em
diversos tipos de leitura.
Os alunos são filhos de pequenos produtores rurais
ou assentados, empregados domésticos, assalariados da prefeitura e
comerciários. Todos têm em seu cotidiano a presença de animais domésticos e ou
criações de vivíparos e ovíparos. Logo, um plano que parta da realidade deles
ou de seus interesses, e que privilegie o contexto social do qual fazem parte,
é primordial ao sucesso, conduz a um aprendizado significativo e funcional.
Somente partindo do que é atrativo aos alunos, como ponto de largada para
estudos mais profundos, poderemos avançar no conhecimento científico, deixando
uma posição de assistência para uma mais ativa, racional, crítica, problematizadora,
na qual, construirão o conhecimento através da apropriação de novos conceitos,
significativamente.
Objetivo
Geral: Explorar as diferentes possibilidades para o desenvolvimento
do tema, no intuito de adquirir novos conhecimentos através tanto de construção
própria quanto na troca de experiências, conquistando a integração do grupo em um
ambiente de colaboração e confiança.
Objetivos específicos:
- Identificar nas suas dúvidas e certezas, a possibilidade de novos aprendizados, com estímulo pela busca de informações, bem como a importância de si no papel sócio-cultural na transformação da sociedade;
- Realizar trabalhos de campo, investigativos, dentro da metodologia de resolução de problemas de maneira critica e participativa;
- Compreender a tecnologia como elemento facilitador no mundo contemporâneo, lembrando do apreço à natureza e aos valores éticos e científicos;
- Experimentar através dos diversos tipos de leitura, todas as possibilidades de aprendizagem.
Cronograma:
Inicialmente, a ideia é trabalhar durante o quarto
bimestre de 2013.
Desenvolvimento:
Fase I
Iniciando o Projeto
Baseado nas conversas com as crianças em que contarão suas histórias pessoais sobre galinhas, os alunos farão registos, no portifólio, das histórias e também de suas dúvidas e interesses. Após as composições e indagações, retirar deles as ideias do que será necessário para maior conhecimento sobre o tema. O professor também pode sugerir, por exemplo, que as crianças tragam objetos de casa relacionados ao tema para compartilhar com seus colegas. Pode-se fazer um vídeo sobre tudo que for discutido para acompanhar o progresso. As crianças então iniciam fazendo desenhos de suas hipóteses sobre ovos e aves, fazem perguntas ao professor, que registra as questões em cartazes.
A seguir, só para ilustrar, as possíveis questões que podem surgir no debate:
Logo após escreverem suas hipóteses sobre cada questão apresentada, os alunos vão ao laboratório de informática para reescreverem o texto com suas hipóteses fazendo as correções necessárias. Nesse processo de reescrita, pode-se trabalhar gramática; pesquisar os conceitos da cultura popular como formas pejorativas do termo galinha e as superstições por detrás.
Fase II:
Compelidos a uma discussão sobre o que devemos fazer em seguida, os alunos serão divididos em grupos de interesses para que dêem margem as ideias e encontrem respostas as indagações. Juntos podem planejar visita a uma granja de aves, para que sejam capazes de observar os galinheiros e recolherem informações importantes. O trabalho de campo deve ser cuidadosamente preparado. Podem desenhar e escrever sobre o que acham que vão fazer e ver, e o professor, expor as suposições em um cartaz na sala de aula para que revisem após a aula passeio, trabalhem com hipóteses nas muitas respostas as questões sobre galinhas e possibilite aprenderem várias verdades, bem como checarem suas superstições e crendices. Alguns podem produzir representações em desenhos de observação do galinheiro e das galinhas, entrevistar o responsável e fazer anotações. Professor e alunos medem e registam as medidas do galinheiro visitado. Em seguida, inspeccionam a incubadora e poderão observar os ovos incubados, podendo ver dentro, com uma lanterna, os embriões se desenvolvendo. Depois de examinar as bandejas da incubadora, farão anotações de tudo que observarem.
Após a visita, as crianças podem anotar as experiências
vivenciadas, debater, desenhar e comparar o que virem e aprenderem com as
hipóteses anteriores.
Fase III Para
explorar interesses e conhecimento, formar subgrupos diferentes.
Grupo 1: Um grupo de estudantes pode pesquisar sobre as
partes do ovo, aprofundar investigação em como os ovos se formam no interior da
galinha e montar uma incubadora utilizando uma caixa e lâmpadas. Depois disso, investigar
como os embriões se desenvolvem. Começar uma contagem para a data de nascimento
dos pintinhos fazendo registro diário das observações de todo o processo de incubação.
Os alunos devem levantar hipóteses e investigar para comprova-las ou não. Necessitam cuidar da checagem diária da
temperatura do ambiente; verificar a ventilação e umidade; registrar em desenhos
e anotações.
Grupo 2: As crianças neste grupo
pesquisarão o caminho que os ovos fazem até chegar ao mercado onde são vendidos
e todas as informações importantes contidas nas caixas de ovos: peso, data de
validade, local de origem, valor nutricional, preço, quantidade e etc.; podem
tecer comparações entre os ovos da fazenda e os do mercado. Diferentes
materiais de pesquisa podem ser utilizados. Um mapa dos locais de origem desses
ovos pode ajudar na descoberta da distância percorrida por cada empresa para saber
qual a mais próxima e a mais distante.
Grupo 3: Os alunos deste grupo pesquisarão as diferenças e
semelhanças entre os géneros, estudando a anatomia dos corpos do galo e da
galinha. Podem montar gráficos e tabelas com as pesquisas realizadas demonstrando
as informações dos dados recolhidos. Várias são as formas de representações que
podem ser feitas dessa pesquisa, mas uma que muito agrada as crianças são os desenhos.
Toda produção pode ser exposta em feira de artes.
Grupo 4: Este grupo pode fazer uma investigação de diferentes
raças de galinhas que foram vistos na fazenda, representar essas raças com
materiais de sucatas, produzir tintas natural, e utilizar as penas recolhidas
na fazenda. Para construir os modelos os alunos devem fotografar para reproduzir.
Podem também pesquisar o valor nutricional da carne e dos ovos e montar
gráficos com as informações obtidas e o que uma pessoa necessita diariamente em
uma dieta equilibrada.
Grupo 5: As crianças neste grupo podem pensar em como
funciona uma incubadora. Podem aprender a ler um termômetro utilizado no
controle da temperatura para que consiga chocar os ovos. Pesquisar como foi a
domesticação das galinhas para produção do alimento que usufruem hoje. Bem
como, a organização da sociedade na atualidade, a qual cada produtor, ao invés
de produzirem tudo, mudam para a especialização, em que um supre as carências
do outro.
Fase IV
1. Todos os alunos devem partilhar seus conhecimentos e debater sobre a melhor
forma de conduzir cada questão.
2. Sugerir a construção de um galinheiro, na escola, com a participação de
todos os alunos envolvidos:
§ Decidir qual o tamanho, medir a área, fazer a planta e figurar em maquete.
§ Fazer uma lista das coisas necessária para construir o galinheiro calculando
a quantidade pela área e o perímetro. Depois de pronto, coloca-se a cria da chocadeira
no berçário para a inauguração.
Fase V
Reunir todas as informações registradas no
portifólio, mais as atividades produzidas e montar um livro sobre galinhas.
Inspirá-los a continuar o projeto indo além das galinhas, como por exemplo, a utilização dos insumos em um novo projeto - a Horta orgânica.
Preparar juntos, professores, alunos e pais uma noite especial, com receitas culinárias, pesquisadas e confeccionadas pelos alunos para serem oferecidas em um Chá Literário, com noite de autógrafo.
Inspirá-los a continuar o projeto indo além das galinhas, como por exemplo, a utilização dos insumos em um novo projeto - a Horta orgânica.
Preparar juntos, professores, alunos e pais uma noite especial, com receitas culinárias, pesquisadas e confeccionadas pelos alunos para serem oferecidas em um Chá Literário, com noite de autógrafo.
Avaliação: se dará através da abordagem
de investigação, pela observação da participação e interesse pela busca de
informações, no trabalho em grupo, no apreço às diferenças, na ética de respeitar
a aquisição das capacidades, distintas em cada aluno; além da autoavaliação e
discussão da realidade que os cercam.
Referência:
KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura.
São Paulo: Martins Fontes, 1994.
COTTA, Tadeu. Galinha, produção de
ovos. Minas Gerais: Aprenda Fácil Editora
PCN, Ciências naturais : Ensino de primeira à
quarta série. I. Título